Essa prolongada quarentena tem testado o limite de humor e tolerância das pessoas. Essa excessiva convivência dentro de casa faz com que diferenças gerem cansaço e até atritos, e nem sempre existe equilíbrio nessas manifestações.
Respeite as diferenças
As diferenças comportamentais e o desrespeito às diferenças e limites de convivência, têm feito com que muitas pessoas sofram ou porque não querem ‘brigar, discutir’ e “engolem sapo” ou porque defendem seus pontos de vista e acabam ‘discutindo, brigando’ para tentar se impor.
Na quarentena, cada um teve sua liberdade individual restrita, em momentos como os de: trabalho, escola, saídas, shoppings, academia … E se sem tudo isso, é preciso aprender a arte da tolerância e de conviver.
O significado de tolerância no Dicio, Dicionário Online de Português, é a Ação de tolerar, de aceitar ou suportar, com indulgência.
Estamos sendo testados
A convivência neste momento testa nossa habilidade de aceitar e aprender a tolerar… e eu insisto em respeitar as diferenças! Temos que aprender a negociar em família os horários, predileções, seja no gosto musical, comidas ou em atividades conjuntas. Nesta fase, aproveite para interagir e até conhecer algumas características uns dos outros. Veja alguns exemplos: falar do trabalho, saber o que os filhos estão estudando, o que pensam da vida, com quem se relacionam… Nessa conversa pode haver estranhamentos, aí entra a necessidade de aceitar as diferenças.
Bullying em casa
Há famílias em que o tom crítico, destrutivo gera um ambiente tóxico. Por exemplo filhos que recebem muitas críticas, falas sempre pejorativas… Assim esses filhos irão muito certamente usar o mesmo tom crítico com seus pais e irmãos!
Exercício: aprenda a ouvir
Um exercício que tenho pedido às famílias, é aprender a ouvir ao invés de criticar. Ter uma atitude empática de perguntar por que, para tentar entender os motivos do outro.
Aos pais é importante lembrarem-se de como era chato quando seus pais ou avós criticavam suas músicas ou seu jeito de vestir… Então, procurem entender o estilo dos jovens de hoje. O reflexo disso poderá ser de uma relação mutuamente respeitosa!
Tolerância também é dividir as tarefas domésticas, cuidados com os filhos. Toda família é um sistema, se todos colaborarem, um cozinha, o outro lava louça… a família fica liberada para atividades prazerosas individuais ou para aquele jogo em família!
Vamos tolerar, aceitar e aprender a conviver?