E-mail enviado por uma leitora:
“Estou muito preocupada, aliás com medo, sobre como será após a quarentena a volta à escola, em relação às questões de isolamento e biossegurança. A senhora tem alguma informação sobre que política as escolas em geral irão adotar… Não quero de forma alguma pôr meus filhos em risco. Como devo proceder em relação a esta questão quando as aulas voltarem? Estou ansiosa e gostaria de ficar mais tranquila…”
Resposta: Essa ansiedade é normal. Agora é que algumas regras para voltar às aulas estão começando a ser pensadas. A educação infantil é a que exige mais detalhamento e preocupação. Nessa idade as crianças gostam e faz parte do desenvolvimento delas descobrir o outro e brincar com o outro. Nessa idade, as crianças não conseguem usar máscaras. As crianças mais velhas com certeza irão usar máscaras e terão um distanciamento maior uma das outras.
Por enquanto, estamos flexibilizando as regras da quarentena e do distanciamento social. Você tem um grupo de pais da classe(s) dos seus filho? Mande uma mensagem contando a sua preocupação. Também podem fazer um encontro no Zoom ou Google Meet para que todos possam falar e expor as ansiedades e preocupações.
Mantenha contato com a escola para saber quais regras serão usadas para a volta às aulas. Informe-se sobre as regras que o MEC irá definir para a volta às aulas. Será mais fácil para um adolescente no ensino médio entender as regras que uma criança no Fundamental.
O ‘novo normal’
A sua tranquilidade virá quando o “novo normal” for definido. Teremos mudanças nas escolas. Mas a forma como estas ocorrerão, ainda precisam ser definidas.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.