Apesar de tudo que a humanidade está vivendo e sofrendo, é uma época de muito aprendizado e solidariedade. Estamos todos nos voltando para sentir compaixão, generosidade, cuidados consigo mesmo e com os outros.
Ter distanciamento social não significa que devemos desistir das amizades, dos nossos sonhos e de tudo que aprendemos e vivemos. Podemos aproveitar muito da tecnologia e boas mensagens virtuais para expressar nosso amor e carinho às pessoas. Em vez de enviarmos notícias de política, é uma época de todos se voltarem para os fundamentos essenciais de maior respeito e amor em ação.
Se fortaleça interiormente
Todos nós somos afetados. Nossos corpos humanos são muito sensíveis e delicados. Os atletas e jovens se consideram invencíveis. Mas a força física não é a verdadeira força. O que conta é a força interior. Por isso o Yoga nos afirma: “Torne-se mais forte no interior”. O que importa é à força do subconsciente, a força da mente, a força da alma. É a força e a coragem que sentimos dentro de nós que vai nos conduzir adiante e nos ajudar a superar os desafios e adversidades.
Para sentirmos essa força interior que nos traz fé, é necessário cultivar uma mente clara e não uma mente embotada, oprimida por medo, pensamentos tristes, depressivos. Precisamos de uma mente purificada pelos ensinamentos espirituais e pela fé.
Seja um reflexo luminoso para os outros
Tenha vigilância sobre seus pensamentos, palavras e ações. Se existia um dia ou um momento em que você queria se tornar melhor, agora chegou a hora. Você deve se agarrar à chama acesa no seu interior para iluminar o caminho à sua frente. E, se alguém precisar de sua luz, você poderá ajudar. Não é um momento de egoísmo ou rancor, é uma época de união, empatia, bondade. Realize ações com convicção, clareza, confiança e amor.
Como sentir autoconfiança
Para você sentir confiança, precisa trabalhar consigo mesmo, e assim, não vacilar em suas ações e nem ficar duvidando que será capaz de superar os desafios. A dúvida aniquila a fé e esperança. Seja vigilante. Observe as ervas daninhas da dúvida, do medo e corte-as na raiz.
Se você não tem confiança e controle da mente, você será jogado de um lado para o outro como um barco sem leme num mar turbulento. Como diz o Yoga: “Você precisa cria músculos na alma” e para isso precisa cultivar sua própria coragem, sua bondade e força interior.
Temos que fazer reajustes e nos adaptar às situações. O momento de reajustar-se é agora. Reajustar a mente e a postura do corpo. Reajustar o processo natural da respiração. Reajustar sua alimentação para adquirir uma boa imunidade. Reajustar seus sentimentos e emoções. A vida está nos pedindo muita aceitação, responsabilidade, atitudes corajosas, prudentes e bondosas.
Nos ensinamentos do Yoga aprendemos sobre maya, a grande ilusão da vida terrena. E, agora, a vida está nos exigindo para rasgarmos esse véu de maya, e despertarmos para o verdadeiro sentido da vida. Dar valor ao que realmente tem valor, descobrir o que o necessário e o que é supérfluo.
As escrituras da Filosofia do Yoga nos ensinam que apesar de estarmos no mundo, não somos desse mundo. É um ensinamento muito profundo que devemos contemplar seu significado.
As coisas estão muito diferentes em todo o mundo. Já não existe a rotina que nos dava segurança. Nem sempre ouvimos uma alegre e suave melodia em nosso dia a dia. Cada geração terá que se ajustar às demandas de um novo modo de vida.
Para superar a sombra escura que está encobrindo o mundo, devemos demonstrar um amor maior para com os outros. Maior respeito, prudência e responsabilidade. Muita compaixão e caridade.
Você escolhe como quer viver sua vida.
Pode abraçar os ensinamentos e agir de maneira gentil e inteligente, seguindo as prevenções atuais necessárias para sua saúde, sua vida e para as outras pessoas. Ou pode fazer as coisas de maneira irresponsável, com teimosia e egoísmo. Portanto, a escolha é sua. Mas, entenda que a cada ação existe uma reação.
Agora é a oportunidade de experimentar as boas qualidades dentro de você e expressá-las. Descubra as formas como pode ser útil. Aprenda como estar presente, com aceitação e clareza na mente.
Assimile os ensinamentos:” Seja gentil consigo. Seja respeitoso, responsável e amável com os outros. Fique consigo mesmo e sinta sua própria e boa companhia. Tenha fé e esperança. Descubra sua própria luz e oferte essa luz a quem precisa”.
Namaste! Deus em mim saúda e respeita Deus em você! Fique em paz!