Quando o novo coronavírus começou a se manifestar ninguém estava imune. Sem encontrar resistência, o vírus se alastrou rapidamente pelo mundo. Quando a maioria da população é imune a uma doença infecciosa, isso fornece proteção indireta, a chamada imunidade de rebanho, para aqueles que não são imunes à doença. Com cerca de 8 milhões de casos confirmados em um planeta com quase 8 bilhões de habitantes, a imunidade geral pode demorar a acontecer: este número equivale a 0,001% de contaminados globalmente. Mesmo que o número suba para 80 milhões de casos, ainda assim teremos um total de 0,01% de pessoas atingidas pelo vírus.
Imunidade coletiva
Há duas maneiras de alcançar a imunidade coletiva: uma grande proporção da população é infectada ou é vacinada. Com base nas estimativas de contágio desse vírus, os pesquisadores estimam que 50 a 70% da população deveria estar imune para controlar a pandemia. Calcula-se que entre 5 a 10% das populações dos países mais atingidos pela Covid-19 possuem anticorpos contra o coronavírus, muito distante da meta necessária para impedir a sua propagação.
Doenças infecciosas
Sarampo, caxumba, poliomielite e varíola são exemplos de doenças infecciosas que antes eram muito comuns, e agora são raras porque as vacinas ajudaram a estabelecer a imunidade de rebanho. Para infecções que não possuem uma vacina, mesmo que muitos adultos desenvolvam imunidade por ter adquirido a doença, ela ainda pode circular entre crianças e pode infectar pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Anticorpos
Diversos vírus, como os da gripe, sofrem mutações ao longo do tempo, então os anticorpos de uma infecção anterior conseguem fornecer proteção por apenas um curto período de tempo. No caso da gripe, a imunidade dura menos de um ano. Se SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, tiver o mesmo comportamento de outros coronavírus que atualmente infectam humanos, pode se esperar que as pessoas contaminadas fiquem imunes por alguns meses ou anos, mas possivelmente não a vida inteira. A boa notícia é que seja improvável no futuro ter a propagação explosiva que estamos vendo agora, porque uma parte da população estará imune.
Referências
*PLOS One 2020. Herd immunity & a vaccination game: an experimental study.
*MedRxiv 2020. COVID-19 Herd Immunity Strategies: Walking an Elusive & Dangerous Tightrope.