Os relacionamentos passam por diferentes fases e estão sujeitos a uma série de condições, tanto da relação como do cotidiano.
Ao se relacionar cada um interage à sua maneira: uns com segurança e tranquilidade, outros nem tanto, mas ainda assim com boa convivência. Essa maneira peculiar de cada um se relacionar (sentir) é decorrente de sua história de vida e referências pessoais (crenças).
Nessa diversidade há aqueles que sentem o desejo ou a necessidade de que o seu par sinta a sua falta, tenha saudade e que manifeste tais sentimentos. Entretanto, esta é uma expectativa que pode ser atendida ou não, quer seja por não ser sentida pelo outro, ou por uma dificuldade desse em manifestar-se sentimentalmente ou ainda por outro motivo impeditivo.
Tal expectativa pode gerar frustração, insatisfação e trazer conflitos para o relacionamento. Por isso, é importante refletir sobre seus sentimentos.
Por que sinto a necessidade de tê-lo sempre por perto
1ª Avalie o que pode estar por trás dessa sua necessidade. Afinal, esse sentir falta pode significar simplesmente a presença do outro ou uma certa insegurança simplesmente porque o outro não está próximo e isso gera desconforto, desconfiança. Você gostaria de ter um parceiro que agisse assim?
2ª Por que o outro deveria ter essa necessidade em sentir a sua falta? Isso pode denotar uma carência sua que, na sua percepção, falta algo… que o nível de reciprocidade do seu par é sempre insuficiente. Essa falta deveria, de fato, ser suprida pelo seu parceiro? Essa atitude pode gerar um círculo vicioso de cobrança e expectativa e influenciar negativamente o cotidiano de vocês. Isso em decorrência de uma necessidade sua e não do relacionamento.
3ª Sentir falta ou saudade faz parte dos relacionamentos. Por isso, avalie de forma assertiva, se não vem mesmo nenhum tipo de manifestação do seu par. Essa manifestação pode ocorrer e você não a percebe ou valoriza porque não vem no grau que você esperava. E isso pode ser problemático para o relacionamento.
4ª Se ainda assim avaliar que isso seja relevante, converse com o seu para que tenham um entendimento sobre isso e se afinem numa reciprocidade tranquila.
Lembre-se que a comunicação, procurando se colocar no lugar do outro, sabendo ouvir, é sempre o melhor caminho para resolução de qualquer questão dentro do relacionamento. Não tenha receio e converse tranquilamente sobre seus anseios. Vivam ao máximo e sejam felizes!