A pandemia causada por um vírus desconhecido e invisível, além dos estragos que causa à humanidade, também nos traz a oportunidade de muitos aprendizados.
Cada um de nós tem que se deparar com um mix de sentimentos, olhar para si e buscar administrá-los. Essa tarefa se torna mais fácil e produtiva quando temos ajuda profissional, mas nem sempre isso é possível.
Diante de tantas ameaças como adoecer, ficar sozinho, ficar sem dinheiro, perder entes queridos… o medo cresce e cria a necessidade de estruturar defesas.
Desejamos estar em qualquer tempo, menos no presente onde a ameaça se manifesta o tempo todo através de notícias alarmantes.
O passado se torna muito mais atraente por trazer lembranças de bons momentos, que nos revelam que éramos felizes e não sabíamos. Passamos a desejar voltar no tempo para resgatar o que na época dizíamos não querer mais: trabalho, relacionamentos, rotinas de vida. Então nos deparamos com o famoso Apego.
Por outro lado, o desconhecido absoluto sobre a doença nos mostra que somos impotentes para lidar com ela, desmascara nossa ilusão de que controlamos a vida, de que temos garantia de alguma coisa.
Para lidar com a conscientização de que nada é garantido e nem permanente, as pessoas podem negar a realidade e fingir que nada está acontecendo, agindo inconsequentemente sem se protegerem e ainda colaborando para piorar a situação da pandemia. Podem também entrar numa paralisia causada pelo medo, se deprimindo e contribuindo novamente com a pandemia, na medida em que se tornam mais vulneráveis à doença pela baixa do sistema imunológico.
E você deve estar se perguntando:
– Mas então qual é o aprendizado?
10 dicas para lidar com o passado, presente e futuro
1ª – O controle é uma ilusão
2ª – Tudo está o tempo todo em transformação
3ª – Cada um tem que fazer a sua parte para colaborar com o todo
4ª – O presente deve ser vivido com presença
5ª – Nosso poder está nas escolhas que fazemos: sou vítima ou protagonista?
6ª – O que de fato tem valor para mim?
7ª – Como posso me conectar com minha essência e me reinventar?
8ª – Como aceitar e desfrutar do que o universo nos apresenta?
9ª – Confiar que poderá conviver com o novo
10ª – Ser grato por todas as oportunidades de superação, pois este é o caminho da evolução
Enfim, é momento de reconhecimento de que nossa maior responsabilidade é construir uma vida de conexão consigo mesmo, com o outro e com a Natureza da qual fazemos parte e tanto tem a nos ensinar.
Permita-se entrar no fluxo natural da vida. Sem apegos e sem controles. Viva o Hoje!