Atividade física durante adolescência pode melhorar função cerebral?

por Ricardo Arida

Muitos estudos têm apresentado efeitos positivos do exercício físico na função cerebral. Estudos clínicos têm mostrado que o exercício físico pode proporcionar benefícios na saúde geral, particularmente durante o envelhecimento.

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O exercício físico exerce influência em muitos aspectos da função cerebral como a melhora da aprendizagem e memória, função cognitiva, formação de novos neurônios e melhor recuperação de danos cerebrais.

Trabalhos recentes usando modelos animais têm direcionado o entendimento das bases neurobiológicas desses benefícios. Entretanto, os mecanismos pelo qual o exercício físico pode influenciar a estrutura e função do sistema nervoso central em desenvolvimento não estão bem definidos. Neste sentido, um trabalho realizado por um grupo de brasileiros na Universidade Federal de São Paulo foi publicado este ano na revista Brain Development *.

Eventos que estimulam o sistema nervoso podem modular a maturação do nosso cérebro através de processos que chamamos de **neuroplasticidade. Estes estímulos ocorrendo durante o período pós-natal do desenvolvimento cerebral podem resultar em aumento de uma melhor função neural. Desde que a capacidade da neuroplasticidade diminui com avançar da idade, é muito importante verificar como a atividade física pode regular esta plasticidade beneficamente durante o período inicial da vida.

Estudos preliminares mostram que o exercício físico realizado em ratos durante o período de adolescência provoca uma melhora no aprendizado e aumento do número de células no hipocampo, região relacionada à memória e ao aprendizado.

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No estudo realizado pelo grupo da UNIFESP, animais após o desmame (21 dias de idade) foram submetidos a um programa de treinamento físico até a idade adulta (60 dias de vida). A análise de uma proteína chamada parvalbumina (proteína ligante de cálcio) que também pode servir como marcador neuronal foi realizado. Um aumento da expressão dessa proteína foi observado no hipocampo de ratos treinados quando comparados com animais que não realizaram o treinamento físico durante a adolescência.

Esses interessantes dados, indicam que o exercício físico regular durante o período do desenvolvimento cerebral promove alterações plásticas no sistema nervoso central, particularmente no hipocampo. Enquanto que já está bem documentado que o exercício fornece efeitos benéficos no cérebro, mais estudos são necessários para entender os mecanismos da melhora do exercício na função cerebral durante esse período importante da vida; infância e adolescência.

* Gomes da Silva S, Doná F, da Silva Fernandes MJ, Scorza FA, Cavalheiro EA, Arida RM. Physical exercise during the adolescent period of life increases hippocampal parvalbumin expression. Brain Dev. 2009 Jan 23.

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** Neuroplasticidade: Refere-se à capacidade do sistema nervoso de alterar algumas das propriedades morfológicas (estrutura externa) e funcionais em resposta a diferentes tipos de estímulos (meio ambiente, aprendizado, lesão, exercício físico, etc)