Fina e delicada, pele dos lábios precisa de proteção

por Sonia Corazza

Região dos lábios masculinos é sempre desprotegida Você sabia que os lábios são um tecido de transição, uma combinação evolutiva da pele facial e da membrana bucal?

Continua após publicidade

Isso significa que essa pele é fina e delicada, totalmente diferente da existente no resto do seu corpo, e o que é pior, sem um mecanismo de defesa natural. A única proteção natural para a pele dos lábios vem do toque da saliva por intermédio da língua ou do aperto dos lábios um contra o outro. Pouco, não? Se você considerar o potencial danoso que a radiação solar oferece, a umidificação que a saliva proporciona não significa absolutamente nada. Coitados dos nossos lábios!

Como proteger os lábios

Já que não existe a lubrificação natural, que é oferecida pelas glândulas sebáceas  e sudoríparas para as outras regiões do corpo, é fundamental proteger os lábios diariamente com o uso de formulações cosméticas especiais.

As mulheres são privilegiadas, já que desde tempos muito antigos fazem uso de batons e gloss colorantes para proteger e enfeitar seus lábios. Existem centenas de boas fórmulas para escolher. Portanto, procure aqueles em cuja formulação aparecem vitaminas e filtro solar, agentes protetores para seus lábios.

Continua após publicidade

Mas e os homens?

A região dos lábios masculinos é sempre desprotegida e tem grande possibilidade de sofrer alteração do seu tecido, ficando vulnerabilizada à formação de câncer de pele. A atitude mais importante para ficar livre desse terror, é incorporar o protetor labial na rotina diária de cuidados. Simples, não?

Escolha uma fórmula com FPS-15 ou superior e lembre de aplicar de duas em duas horas, caso os lábios estejam expostos ao ambiente externo e à radiação solar. Caso contrário, somente após as refeições e higiene bucal. Parece bobagem, mas essa simples ação pode salvar a sua vida.

Continua após publicidade