Suas ações estão alinhadas com seus valores?

por Saulo Fong

Uma das características humanas básicas que influenciam a nossa vida são os valores pessoais que temos internalizados em nossa mente.

Continua após publicidade

Valores pessoais são aqueles fatores que damos real importância em nossa vida. O problema ocorre quando nossas atitudes e ações não estão alinhados com os valores que temos ou que desejamos conscientemente ter.

Como exemplo, utilizarei a qualidade de vida. Há pessoas que desejam ou pelo menos dizem querer ter melhor qualidade de vida. Querem que a qualidade de suas vidas seja melhor no dia a dia, entretanto suas ações e atitudes não valorizam esse ponto. Em nossa sociedade, um dos fatores que demonstra valor é o financeiro. É comum encontrar pessoas que pagam por produtos que elas mesmas sabem que diminuirão sua qualidade de vida como cigarros, drogas e bebidas, enquanto que as mesmas pessoas desejam obter de graça por produtos e serviços que certamente melhorariam sua qualidade de vida, como por exemplo, terapia, cursos ou a prática de atividades esportivas.

Essa inversão de valores ocorre nas mais diferentes camadas sociais e profissionais. A atitude de desvalorização daquilo que é bom é tão grande e inconsciente que há pessoas que ainda têm a crença limitante de que "aquilo que é bom deve ser dado de graça".

Felizmente ou infelizmente, vivemos em uma sociedade onde o valor é determinado financeiramente através do dinheiro. Assim, quando pedimos algo de graça não estamos dando realmente valor para aquilo que pedimos, pois não estamos dispostos a pagar nenhum dinheiro por aquilo. É comum também as pessoas não utilizarem e não aplicarem em suas vidas aquilo que receberam de graça, pois inconscientemente não deram o devido valor àquilo que receberam.

Continua após publicidade

E quanto a você? O que tem realmente valorizado em sua vida? Tem valorizado os profissionais que trabalham com você? Tem realmente investido naquilo que você realmente quer e valoriza em sua vida?

Alinhe suas palavras com suas ações e atitudes que certamente você receberá todo o valor de volta sobre aquilo que investir. Isso acontece pois… quando o pensamento está alinhado com as ações, a pessoa agirá valorizando aquilo que ela realmente quer. Dessa forma, os resultados serão apenas reflexos das ações que estarão alinhadas aos valores pessoais. O problema é que a maioria das pessoas diz uma coisa, mas age em discordância com o que diz. Assim, não terá resultados sobre aquilo que diz.