Como dizer a ele que tenho herpes labial?

por Margareth dos Reis

"Fui diagnosticada com herpes labial há mais ou menos um ano. Estou conhecendo um possível parceiro e não sei como falar para ele que sou portadora."

Continua após publicidade

Resposta: Nesse momento, procure colocar o seu interesse em conhecer esse possível parceiro em primeiro lugar. A preocupação em falar sobre o diagnóstico que recebeu pode ser decorrente do medo de não ser aceita quando esse potencial pretendente tiver conhecimento disso. No entanto, você corre menos risco de ser rejeitada quando se apresenta aos outros de forma mais verdadeira. Isso permite saber se a outra pessoa tem disposição para aceitá-la ou não.

No caso da informação que pretende passar, não precisa tratar o assunto como uma notícia bombástica. Existe uma alta prevalência de herpes labial na população geral. Lembre-se de que é importante observar a ocasião mais oportuna, pois tem sempre um tempo durante a aproximação das pessoas para elas se conhecerem melhor e falar mais sobre elas mesmas. Isso permite contextualizar as informações e expressá-las com mais liberdade. Ter ciência para explicar ao parceiro sobre a questão em pauta pode facilitar, como nesse caso, que herpes labial não tem cura, mas há controle com comprimidos antivirais ou uso de pomadas quando as lesões aparecem, O intervalo entre as crises de herpes podem durar de sete a dez dias ou pode variar de poucos meses até anos durante a vida de uma pessoa. É preciso se informar sobre os cuidados necessários para evitar o contágio.

Não podemos prever a reação do outro, que pode ser positiva ou não, todavia, a partir disso, você tem mais chance de deixar de temer uma rejeição futura e relaxar!