DESTAQUES

Acupuntura e yoga ajudam viciados em crack na sua reabilitação?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Danilo Baltieri

Resposta: Embora a acupuntura e terapias relacionadas sejam mais comumente conhecidas entre leigos por seus efeitos analgésicos, suas aplicações estão muito além do tratamento dos quadros dolorosos. Após uma cuidadosa revisão da literatura especializada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem listado vários problemas médicos que foram considerados adequados para o tratamento através da acupuntura, o que inclui o tratamento de quadros de abuso de substâncias.

Embora ainda não haja um consenso entre pesquisadores sobre a eficácia clínica da acupuntura no tratamento dos problemas relacionados ao consumo de drogas (abuso/dependência), tem sido amplamente verificado que a acupuntura é uma forma de tratamento procurada por muitos diferentes pacientes.

Alguns estudos experimentais em animais têm demonstrado que a acupuntura pode reduzir a busca por cocaína/crack. Já em humanos, os resultados são ainda pouco atraentes.

Acupuntura auricular para tratamento de dependência de cocaína e crack

A acupuntura auricular é usada nos Estados Unidos da América para o tratamento de dependência de cocaína/crack, utilizando-se de 4 a 5 pontos auriculares bilaterais. A técnica foi originalmente desenvolvida no Lincoln Hospital para o manejo da dependência de opióides.

Até o momento, apesar disso, não existem fortes evidências científicas de que a acupuntura auricular, a mais estudada nestes casos, por si só, seja eficaz no tratamento da dependência de cocaína/crack. No entanto, muitos serviços especializados ao redor do mundo oferecem esse tratamento como um adjunto a outras formas de tratamento médico e psicossocial, o que tem sido benéfico para alguns pacientes.

Abaixo, forneço referência interessante sobre o tema:

Gates, S., Smith, L. A., & Foxcroft, D. R. (2006). Auricular acupuncture for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Rev(1), CD005192.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.