Demissão por justa causa impede recolocação no mercado de trabalho?

por Roberto Santos

"Fui demitida por justa causa. Isso me impede de conseguir outro emprego, mesmo com outra carteira de trabalho?"

Continua após publicidade

Resposta: Sinto muito por sua demissão por justa causa.

A primeira resposta a sua consulta é: claro que essa demissão não a impede de conseguir outro emprego, mesmo com a carteira de trabalho que consta a demissão. Aliás, recomendo que você não tire uma carteira nova para omitir o fato, pois você deve saber do tamanho das pernas de mentiras.

A resposta mais completa é que, apesar de não impedir, a justa causa pode tornar mais difícil uma nova contratação, pois tem um imenso "depende" sobre o fato ocorrido que você não comenta em sua consulta, logo não posso ser específico.

Por princípio, vou assumir que a causa justa do desligamento não foi um problema de desonestidade, como roubo. Também não vou assumir que foi por abandono de emprego ou outras coisas do tipo.

Continua após publicidade

Muitas vezes, um problema de relacionamento com colegas ou desacato a autoridade do chefe, pode levar a uma demissão por justa causa, dependendo da forma e seriedade dos eventos. E, nesses casos, sempre há duas versões da mesma história e a que é documentada é aquela da carteira de trabalho.

Mas a sua também é importante e deve ser contada em processos de entrevista – ou como explicação do que a levou aos problemas em foco ou para revelar arrependimento, mas tenho que recomendar que você seja sincera e transparente, para não ter que começar uma história em uma nova empresa alicerçada em uma mentira, pois você começará uma espiral de mentiras que vão crescendo e prejudicando sua carreira no longo prazo.

Boa sorte!

Continua após publicidade