Digo à minha chefe que estou procurando outra oportunidade?

por Roberto Santos

"Tenho 24 anos e sou recepcionista. Sou formada em gestão de RH, mas como não fiz estágio, não consegui exercer a função. Atualmente comecei um curso no Senac de auxiliar de departamento pessoal. Devo falar à minha chefe que estou fazendo o curso e procurando outras oportunidades ou só aviso quando conseguir uma vaga na área? Me reporto diretamente à analista de RH da empresa, ela é muito flexível e aberta a diálogos."

Continua após publicidade

Resposta: Ser ou não ser sincero? Ser franco, verdadeiro em nossas palavras e ações é um valor importante que leva à reputação de integridade e confiabilidade diante de outras pessoas.

E no mundo corporativo, dá pra ser sincero e verdadeiro, sem corrermos riscos de sermos "degolados"? Essas dúvidas pairam nas mentes de cerca de 99% dos trabalhadores quando têm que justificar um atraso, uma falha, uma ausência. Muitas tias e vovós já foram internadas ou enterradas por conta de um atraso que tinha razões verdadeiras bem mais leves. Se todos os pneus que entram nas desculpas tivessem sido de fato furados, os borracheiros estavam bem de vida. Chefes e subordinados em todos os níveis, em algum momento, "foram obrigados" a contar uma mentirinha para evitar um mal-estar ou uma grande dor de cabeça no Departamento Pessoal.

Por isso, seu dilema é plenamente justificável e, como todas minhas sugestões, aqui também não posso dar uma receita simples, tipo faça isso, ou faça aquilo.

Primeiro, você sempre terá que conviver com seus valores e o quanto eles são importantes pra você — e honestidade, integridade e ética são os valores que estão em jogo aqui. Se você os têm, quanto estaria disposta a abrir mão deles neste caso? Segundo, é essencial considerar o ambiente, a cultura da empresa em que trabalha e a pessoa ou as pessoas a quem você presta conta de suas atividades. É uma pessoa rígida, fechada, temperamental, desonesta ou, como no caso relatado, é "muito flexível e aberta a diálogos". No caso da Analista de RH que você cita, eu seria capaz de apostar que ela espera a mesma abertura a diálogos de sua parte também. E terceiro, qual é o assunto que subjacente à mentira ou omissão da verdade?

Continua após publicidade

Há motivos delicados e difíceis de serem abordados como justificativa de uma busca de novas oportunidades, como se ver livre de um chefe autoritário e adepto do assédio moral diário. No seu caso, você está buscando uma evolução em sua carreira relacionada a cursos que fez e poderia inclusive ter uma oportunidade na empresa atual — que seria a primeira recomendação a lhe fazer — conversar com a Analista de RH para consultar sobre essa possibilidade e, em não havendo, comunicar que gostaria de buscar externamente, negociando quando e por quanto tempo se ausentaria para entrevistas que tiverem que acontecer pessoalmente e propondo reposições desses horários. Acho que sendo viável pela consideração dos três pontos citados, todos ficariam muito mais confortáveis e valorizados na situação. Boa sorte!