Falta de autoconhecimento e de diálogo podem levar à separação

por Tatiana Ades

Muitas vezes brigamos com nosso parceiro e temos a típica atitude de culpar o outro ou nos culpar, esquecendo-se que cada um pode ter sua parte de responsabilidade para a briga ocorrida.

Continua após publicidade

Frases muito comuns são:

"Eu estraguei tudo, a culpa foi toda minha" ou "Ele não presta e acabou com qualquer possibilidade entre nós"

Em alguns casos, um dos pares terá mais culpa ou culpa total, mas na maioria das vezes aplicamos o julgamento interno, que vem do que nós achamos ser aceitável ou não, sem pensarmos na forma como o outro pensa e nos esquecendo do essencial: as pessoas são diferentes, por isso diferem tanto em suas atitudes e limites pessoais.

Antes de botar tudo a perder, vamos pensar na comunicação de cada um, analisando se as brigas estão sendo reais ou se está existindo uma real falta de entendimento por parte de nós e do parceiro.

Continua após publicidade

Caso

Carla (nome fictício) queixou-se para mim de seu marido, disse que ela a traia e a justificativa era seu atraso todos os dias nos últimos meses. Contou-me que ele nunca havia se comportado dessa forma e que estava estranho, mais quieto e com a cabeça na lua.

Conversando com seu marido, ele me disse que ela estava insuportável, o ciúme havia tomado conta e ele se sentia angustiado e preso. Disse-me que havia recebido uma promoção há alguns meses e não contara para ela, pois queria surpreendê-la com um belo presente de segunda lua de mel pelos 20 anos de casados.

Continua após publicidade

Quando uni o casal para conversarmos, ouvi reclamações de duas pessoas que estão há duas décadas juntas e não se 'conheciam' bem. Por isso, o meu primeiro passo foi pedir para que eles contassem um ao outro quem eram, o que gostavam, quais eram suas expectativas …

No inicio se assustaram, mas após algumas sessões terapêuticas, perceberam muito do outro que não conheciam e nunca conheceram por falta de diálogo.

Muitas vezes a mulher briga, pois deseja que o homem lhe dê carinho e o mesmo vê essa atitude como algo agressivo e contra ele. Se ela se sentasse e dissesse que precisava de mais carinho, a história seria diferente, não somos obrigados a adivinhar sinais ocultos no outro.

Dia a dia

Alguns homens chegam em casa e ficam aparentemente distantes, precisam se fechar num quarto e ver algum programa de televisão. Muitas mulheres já veem isso como algo contra elas: pensam longe … imaginam traição ou uma falta de vontade de interagir com elas. Mas os homens muitas vezes precisam desse espaço solitário, porque estão cansados, chateados ou estressados e poderiam conversar com a esposa de forma calma: "Nada tem a ver com você, estou muito cansado e preciso de um tempo para mim, só assim consigo relaxar".

O diálogo é ainda muito falho no relacionamento amoroso e a falta de comunicação pode gerar brigas e separações.

Que tal tentarmos entender a nós mesmos e ao outro antes de julgarmos?

Que tal usarmos a nossa sabedoria para perceber que o outro não age da forma que nós agimos?

Saber ler e decifrar o ser humano é essencial para uma boa convivência.