DESTAQUES

Para 'fazer' muito dinheiro é preciso ter atitude mental

Redação Vya Estelar 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Confie mais em inteligência, conhecimento, cultura, talento ...

por Eliana Bussinger

Certa vez, em um encontro com universitários, enquanto eu esperava a já atrasada instalação da aparelhagem de som e vídeo, perguntei a eles o que esperavam da palestra. Um estudante, já cansado com a espera, disse: "Eu quero ser rico. Muito rico. Como é que eu fico rico?" Todos me olharam. Eu, naturalmente, optei por responder pela cartilha. Ou seja, como poupar e investir.

Mas o que eu gostaria de ter dito é que a fórmula do sucesso está verdadeiramente dentro de você, de cada um de nós. De qualquer maneira a pergunta dele não foi devidamente formulada.

Qualquer um que queira ficar rico deve se perguntar, antes de mais nada, em que é que precisa se transformar para ser rico? "Do que é que eu preciso desistir para ser rico e o que é que eu preciso conquistar para ser rico?" seria a forma de se perguntar.

"Quais cursos preciso fazer, que livros tenho que ler, que competências preciso desenvolver. Como devo tratar as pessoas? Como se lidera, como se negocia? Que rede de contatos eu preciso ter? Com o que preciso me comprometer? Que amizades vou precisar esquecer? Que outras novas vou precisar fazer? Quais mitos precisam ser descartados? Quais são os desafios, as pressões, as responsabilidades que terei que enfrentar? Quão rápido tenho que agir para decidir tempestivamente? Quais estratégias precisam ser traçadas? Que inimigos terei que combater? Que objetivos terei que traçar?"

Tudo isso exige disciplina, força de vontade, mas sobretudo coragem!

Temos visto na TV meninos e meninas pobres que enriqueceram repentinamente destacando-se na música, em shows variados, nos esportes, mas perdem tudo rapidamente porque não conseguiram mudar, não se transformaram para viver suas novas realidades. Continuam no modelo mental anterior, o que os impede de permanecer nas novas rotas.

Um jornalista, certa vez, perguntou a Henry Ford, um dos homens mais ricos da sua época, o que aconteceria com ele se perdesse toda sua fortuna da noite para o dia. A resposta dele já é uma lenda no mundo financeiro: "Eu me tornaria milionário novamente em cinco anos."

Henry Ford podia afirmar isso porque não apenas sabia ficar rico, mas tinha se transformado em alguém cuja capacidade de encontrar oportunidades de fazer dinheiro era algo que ninguém poderia tirar dele.

Creio que posso dizer que ser milionário era o seu status mental.

Ford sabia que dinheiro chama dinheiro, que o dinheiro corretamente poupado e aplicado, chama dinheiro. Mas a máxima dele não era essa e sim: valor chama dinheiro.

O seu valor. O valor que você entrega à sua família ou à sociedade. O valor que as empresas entregam a seus clientes e acionistas. Isso, sim, faz com que o dinheiro permaneça. Muitos autores falam sobre isso.

No que você se transforma é o que chama o dinheiro. Jim Rohn, um escritor americano, costuma dizer em seus livros que "para TER mais você precisa primeiro SER mais".

Confie mais em inteligência, conhecimento, cultura, talento e menos em dinheiro pelo dinheiro, simplesmente. Ser ou não ser é que é a questão e não ter ou não ter.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.