Pessoas fracas se esforçam muito para nunca mudar de opinião

por Luiz Alberto Py

Certezas absolutas e verdades inabaláveis fazem parte do repertório de mentes infantis.

Continua após publicidade

Comumente, pais e educadores formulam conceitos prontos, ideias preconcebidas e os apresentam como sendo verdades absolutas e inquestionáveis.

Na puberdade, em um movimento natural e espontâneo, os adolescentes começam a desenvolver uma saudável desconfiança sobre o que lhes foi dito e o que aprenderam ao longo dos primeiros anos de vida.

Mas na maioria das pessoas, esse processo de questionamento e revisão perde o fôlego na medida em que os jovens vão se tornando adultos e novas preocupações invadem suas vidas.

Ocorre então um processo de cristalização de conhecimentos e conceitos. Tal processo ajuda as pessoas a solidificarem seus pensamentos, o que nessa fase da vida contribui para um melhor posicionamento frente às novas dificuldades existenciais que se apresentam.

Continua após publicidade

É desejável que, indo em direção à maturidade e à sabedoria, cada um de nós mantenha ou recupere a capacidade de mudar de opinião e aprender com as novas experiências. Temos que ter cuidado com isto, pois já foi dito que pessoas fracas se esforçam exageradamente para nunca mudar de opinião.