DESTAQUES

Recupere o cabelo dos danos da tintura

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Saiba aqui quais são os shampoos e condicionadores corretos

por Sonia Corazza

O clima dos países tropicais deixa marcas nem sempre agradáveis na pele e cabelos de seus habitantes. Falando particularmente de milhares de pessoas que sofrem com a alteração da cor dos cabelos durante o ano, hoje vamos comentar o que se deve fazer para recuperar a saúde e beleza dos seus fios.

Base queratina

O cabelo humano é composto basicamente por queratina, proteína fundamental para manter os cabelos resistentes, saudáveis e brilhantes. Os cabelos são submetidos a muitas agressões, sendo as mais comuns o ressecamento e a perda da cor original, provocados pelo sol, uso constante de secador de cabelos, tratamentos químicos como permanentes, tinturas, relaxamentos, amaciamentos e alisamentos e ainda por tração mecânica pronunciada, como os penteados que puxam os fios enfraquecendo as raízes e aumentando a queda. Portanto, sempre procure shampoos e condicionadores contendo queratina, seu cabelo vai agradecer prontamente.

Recupere a cor do cabelo

Falarei de elementos importantes para a aparência dos cabelos, sua ação está baseada na proteção da superfície do fio. Os produtos capilares contendo oligoelementos promovem um aumento da resistência do fio à quebra e a proteção da cor natural.

Shampoos e condicionadores devem conter os seguintes elementos

Alguns elementos minerais chamados de oligoelementos são vitais para a saúde e boa aparência dos cabelos que sofreram com a alteração de cor e forma.Veja quem são e o que fazem, estes tais oligoelementos:

Cálcio - A deficiência em cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. O cálcio contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas no fio. Sua ação também é essencial para o mecanismo da formação das proteínas do cabelo, que protegem a cor natural.

Manganês - É essencial para a cutícula do cabelo, na sua lubrificação e proteção ideal, agindo como a barreira contra o ressecamento e perda de cor. Existem vários trabalhos que relacionam sua falta à existência da alopécia, isto é, queda de cabelo, sendo que vários tratamentos contra a queda de cabelos utilizam o manganês como aditivo essencial.

Silício - Este é um dos componentes mais importantes para o cabelo. Ele participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento. É essencial para a obtenção dos fios com muito brilho, sendo sua ação ligada à ação do cálcio.

Zinco - É fundamental para a oxigenação e reconstituição do cabelo. Na cosmética capilar sua ação mais reconhecida é no tratamento de cabelos enfraquecidos. É extremamente reconhecido no mundo cosmético-científico o seu uso para o fortalecimento capilar.

Com este conhecimento agora você pode procurar produtos que contenham estes elementos e manter os seus cabelos saudáveis e com excelente aparência, sem alteração de cor.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.