DESTAQUES

Uso de maconha ajuda dependente de crack a amenizar 'fissura'?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
O ideal é cessar o consumo de todas as substâncias psicoativas

por Danilo Baltieri

"Li um artigo neste sentido, essa afirmativa é correta?"

Resposta: Não existe adequada evidência científica para dizer que o consumo de maconha diminui a fissura em cocaína/crack. O que ocorre muitas vezes na prática clínica diária é a co-ocorrência em um mesmo indivíduo das duas dependências: a de cocaína/crack e a da maconha.

Em casos graves, o paciente dependente das duas substâncias não consegue cessar o uso de ambas ao mesmo tempo, já que a fissura por elas é extremamente intensa. Dessa forma, alguns desses indivíduos cessam o consumo de cocaína/crack, mas mantêm por maior tempo o consumo de maconha, ou até mesmo aumentam a intensidade desse consumo no período inicial da abstinência de cocaína/crack.

O ideal naturalmente é a cessação do consumo de todas as substâncias psicoativas, visto que freqüentemente o uso de uma está estreitamente relacionado com o de outra em pacientes dependentes.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.