por Emilce Shrividya Starling
Mantras são palavras e sons divinos que nos conectam com o Ser interior, Deus em nós. São como palavras mágicas que abrem as portas de nosso coração, nos permitindo ter acesso ao nosso próprio tesouro interior.
Através de muitas meditações profundas e experiências interiores, os Mestres iogues absorveram, ouviram e desenvolveram uma série de sons poderosos, os mantras, que ao serem repetidos silenciosamente, ressoam no nosso ritmo individual e transformam nossa vida nos alinhando com a paz interior.
Esses sons foram sistematizados em sânscrito, um idioma universal e sagrado direcionado para a auto-realização, apropriado para orar e fazer conexão com Deus.
O mantra é como uma linguagem que você usa para falar de forma silenciosa com sua Alma. O mantra tem o poder de acalmar a respiração e isto traz serenidade, concentração e controle da mente.Tem um padrão vibratório que ao ser entoado internamente eleva a nossa própria vibração.
Om Namah Shivaya
Existem muitos mantras e gostaria de falar um pouco sobre o mantra Om Namah Shivaya (em sânscrito), que significa: “Eu honro Deus que habita em mim”.
Om é o som primordial, de onde surgiu todo o Universo.
Namah, significa reverência.
Shivaya – louva Shiva. (Shiva é o Ser interior de todos os seres, fonte do conhecimento absoluto. Ele destrói todos os obstáculos. Traz a felicidade, amor, alegria e mora no coração de todos.)
É um mantra que acalma as agitações da mente subconsciente e sua repetição mental ou oral nos eleva dos níveis inferiores de consciência para níveis mais profundos e calmos. Sua repetição equilibra os chakras, as rodas de energia em nosso corpo sutil, e cria como um escudo de luz à nossa volta nos protegendo e redimindo de nossos erros.
Vamos praticar
Feche os olhos por um momento.
Sente-se confortavelmente na cadeira, com os pés no chão e as mãos para baixo sobre as coxas.
Fique bem quieto. Comece a perceber que o ar entra e sai naturalmente.
Faça três respirações inspirando longamente, exalando mais devagar do que inspira. (Isto ajuda a acalmar medos, estresse, tensões).
Agora deixe a respiração ficar bem natural, involuntária. Apenas a observe. Permita que a respiração seja livre e suave.
Ao inspirar repita mentalmente Om Namah Shivaya, ao expirar Om Namah Shivaya.
Sinta-se bem confortável, sem fazer nenhum esforço para parar seus pensamentos.
Apenas observe que um pensamento surge, vai embora e outro aparece.
Sem lutar com sua mente, que dispersa para lá e para cá (o que é muito natural acontecer), quando puder, lembre-se do mantra e sintonize-o com sua respiração.
Você pode também repeti-lo silenciosamente como se estivesse falando mentalmente várias e várias vezes, aquietando assim sua mente e mergulhando para dentro, em níveis mais e mais profundos, conectando-se com a consciência do Ser interior.
Medite por uns quinze minutos e sinta como essa prática renova, revitaliza, descansa, acaba com a ansiedade e inquietude.
Repita também mentalmente esse mantra em suas atividades diárias, ao se alimentar, no computador, ao caminhar, no seu lazer e no seu trabalho. E, desta maneira, você purifica sua mente, limpa pensamentos negativos e pode assim ter mais vigilância e força interior para escolher pensamentos positivos.
Com a prática da meditação diária, você se liberta de culpas, cobranças e conflitos. Você transcende a raiva, suas limitações, padrões mentais negativos que aprisionavam você. Você se transforma em uma pessoa mais confiante, mais feliz e tranqüila.
Supere a idéia de que você é ocupado demais e não pode dedicar, todos os dias, alguns instantes para se conectar com sua Alma. Faça seu doce auto-esforço e tenha perseverança em suas práticas. E, com certeza, você terá bons resultados, e muitos frutos virão de suas meditações. Medite e fique em paz!