Aprenda a entoar um mantra especial

por Emilce Shrividya Starling

Mantras são palavras e sons divinos que nos conectam com o Ser interior, Deus em nós. São como palavras mágicas que abrem as portas de nosso coração, nos permitindo ter acesso ao nosso próprio tesouro interior.

Continua após publicidade

Através de muitas meditações profundas e experiências interiores, os Mestres iogues absorveram, ouviram e desenvolveram uma série de sons poderosos, os mantras, que ao serem repetidos silenciosamente, ressoam no nosso ritmo individual e transformam nossa vida nos alinhando com a paz interior.

Esses sons foram sistematizados em sânscrito, um idioma universal e sagrado direcionado para a auto-realização, apropriado para orar e fazer conexão com Deus.

O mantra é como uma linguagem que você usa para falar de forma silenciosa com sua Alma. O mantra tem o poder de acalmar a respiração e isto traz serenidade, concentração e controle da mente.Tem um padrão vibratório que ao ser entoado internamente eleva a nossa própria vibração.

Om Namah Shivaya

Continua após publicidade

Existem muitos mantras e gostaria de falar um pouco sobre o mantra Om Namah Shivaya (em sânscrito), que significa: “Eu honro Deus que habita em mim”.

Om é o som primordial, de onde surgiu todo o Universo.
Namah, significa reverência.
Shivaya – louva Shiva. (Shiva é o Ser interior de todos os seres, fonte do conhecimento absoluto. Ele destrói todos os obstáculos. Traz a felicidade, amor, alegria e mora no coração de todos.)

É um mantra que acalma as agitações da mente subconsciente e sua repetição mental ou oral nos eleva dos níveis inferiores de consciência para níveis mais profundos e calmos. Sua repetição equilibra os chakras, as rodas de energia em nosso corpo sutil, e cria como um escudo de luz à nossa volta nos protegendo e redimindo de nossos erros.

Continua após publicidade

Vamos praticar

Feche os olhos por um momento.
Sente-se confortavelmente na cadeira, com os pés no chão e as mãos para baixo sobre as coxas.
Fique bem quieto. Comece a perceber que o ar entra e sai naturalmente.
Faça três respirações inspirando longamente, exalando mais devagar do que inspira. (Isto ajuda a acalmar medos, estresse, tensões).

Agora deixe a respiração ficar bem natural, involuntária. Apenas a observe. Permita que a respiração seja livre e suave.

Ao inspirar repita mentalmente Om Namah Shivaya, ao expirar Om Namah Shivaya.
Sinta-se bem confortável, sem fazer nenhum esforço para parar seus pensamentos.
Apenas observe que um pensamento surge, vai embora e outro aparece.

Sem lutar com sua mente, que dispersa para lá e para cá (o que é muito natural acontecer), quando puder, lembre-se do mantra e sintonize-o com sua respiração.

Você pode também repeti-lo silenciosamente como se estivesse falando mentalmente várias e várias vezes, aquietando assim sua mente e mergulhando para dentro, em níveis mais e mais profundos, conectando-se com a consciência do Ser interior.

Medite por uns quinze minutos e sinta como essa prática renova, revitaliza, descansa, acaba com a ansiedade e inquietude.

Repita também mentalmente esse mantra em suas atividades diárias, ao se alimentar, no computador, ao caminhar, no seu lazer e no seu trabalho. E, desta maneira, você purifica sua mente, limpa pensamentos negativos e pode assim ter mais vigilância e força interior para escolher pensamentos positivos.

Com a prática da meditação diária, você se liberta de culpas, cobranças e conflitos. Você transcende a raiva, suas limitações, padrões mentais negativos que aprisionavam você. Você se transforma em uma pessoa mais confiante, mais feliz e tranqüila.

Supere a idéia de que você é ocupado demais e não pode dedicar, todos os dias, alguns instantes para se conectar com sua Alma. Faça seu doce auto-esforço e tenha perseverança em suas práticas. E, com certeza, você terá bons resultados, e muitos frutos virão de suas meditações. Medite e fique em paz!