Sinto angústia em todos os trabalhos que começo. O que faço?

por Roberto Santos

"Tenho dois diplomas universitários e já trabalhei em várias áreas (sempre fui muito elogiada), mas tenho um problema recorrente. Após um tempo, acabo me angustiando no trabalho. Infeliz com o que estou fazendo, acabo largando tudo. Quero ter um objetivo, mas por mais que eu pense, questione, não consigo encontrar a resposta. Parece que nunca vou me realizar profissionalmente; encontrar um trabalho que me dê prazer; um ideal que valha a pena toda uma caminhada e batalha. Sou muito inteligente e esforçada, mas sem objetivo."

Continua após publicidade

Resposta: Você parece ter o que muitas pessoas gostariam de ter: inteligência, reconhecimento e dois diplomas universitários. Mas comprova que a motivação verdadeira tem algo mais profundo como um objetivo maior de vida para disparar a faísca da energia para seguir numa mesma estrada por mais tempo.

Antes de reavaliar o que você deseja para sua vida, você deve considerar duas prováveis características de sua personalidade que podem fazê-la sentir-se "infeliz com o que está fazendo e acaba largando tudo".

Você provavelmente pode ter um perfil oscilante, tenso e irritável que se entusiasma e se desanima facilmente diante de pequenas variações de pessoas e projetos. Essa motilidade emocional que pode levá-la de sentimentos depressivos ao entusiasmo rasgado pode requerer uma avaliação e tratamento psicoterapêuticos.

Em segundo lugar, você pode ter uma forte tendência criativa e imaginativa que acende sua motivação quando você está na fase criativa e ela se apaga quando não vê mais desafios e a rotina domina o ambiente. Essa segunda possibilidade talvez apenas indique que a natureza do trabalho ideal para você é aquele que continuamente estimule seu potencial criativo.

Continua após publicidade

Quanto a encontrar seu objetivo maior para sua carreira e para a vida, você precisa refletir sobre todas grandes e pequenas experiências em sua vida que lhe fizeram brilhar os olhos e tentar deduzir sua verdadeira motivação e partir determinadamente para sua busca. Já se nada parecer lhe motivar olhando para o passado ou o futuro, considere uma avaliação médica, pois você pode ser uma vítima de depressão que pode, muitas vezes, ser medicada e curada com alguma facilidade. Espero que você encontre rapidamente sua resposta!