imagem de capa

Equilibre-se

Ser Integral

Medicina tradicional chinesa: o que é saúde?

Para a MTC saúde é sinônimo de equilíbrio

01 jan, 2016

por Jou Eel Jia

Falar de saúde na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é falar de equilíbrio. Trata-se de ter um equilíbrio na vida interior. Quando o mundo interior vai bem de saúde, a gente consegue lidar melhor com as dificuldades externas.

Ecologia interior

Esse conceito de saúde passa pela ‘ecologia interior’. As pessoas pensam em ecologia como algo externo. A ‘ecologia interior’ são as nossas emoções de afeto, se você está bem com você, se você tem laços de amizades, laços amorosos.

Pessoas que possuem um animal de estimação têm um grau de estresse menor, porque a relação de afeto, faz com que elas tenham um conforto melhor, porque produzem menos hormônios do estresse.

Agressividade

Outro dado importante é a relação com a agressividade. Ou seja, como a pessoa lida com a agressividade. A agressividade (no sentido de motivação) é boa para as conquistas, para conseguir um emprego...  Até mesmo para planejar as férias, você precisa dessa motivação, é o chamado estresse bom, o estresse motivacional.    

Mas se esse estresse motivacional entra numa fase  chamada de resistência,   os hormônios do estresse ficam elevados e provocam ansiedade, inquietude, irritabilidade ansiedade e com a somatização ocorre sudorese, caspa, queda de cabelos, torcicolo, contração muscular, dor no corpo... Na fase seguinte chamada de exaustão, surgem as doenças psicossomáticas, enfarto, derrame...

Sexualidade: relação erótica com a vida

Significa se você gosta da sua maneira de viver, se você possui auto-estima, boa autoconfiança, conhece seu real valor e tem boa crença interna em relação a si. Caso contrário, é a pessoa fechada que acorda de mau humor e vai pro trabalho e se isola.  

Tendo uma boa ‘ecologia interior’ é fundamental preservar a saúde e não cultuar a doença, como muitos fazem indo de helicóptero se ‘hospedar’ em luxuosos hotéis-hospitais. 

Vamos deixar o direito ao prazer, ao descanso, aos passeios e hotéis de luxo para os nossos bons momentos de saúde.

Portanto, as relações de afeto, a agressividade saudável e a boa relação erótica com a vida são os pilares da ecologia interior, a base de saúde na MTC.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento


É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

O que você achou do novo Vya Estelar?