DESTAQUES

Medo do futuro impede minha felicidade. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
A vida é essencialmente insegura

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou uma pessoa que tem motivos pra ser feliz, mas o medo do futuro, de perder as pessoas que amo, não me deixa viver em paz. Sou sensível e nervosa. Não gosto de mim, qualquer coisa que me desagrada é motivo pra eu ficar depressiva por muitos dias. Por favor me diga como melhorar isto?"

Resposta: O que se pode perceber neste seu pequeno texto, são traços de uma personalidade ansiosa, insegura de si, cujo sofrimento psicológico imagino ser intenso.

Muitas pessoas como você, não se dão conta de que a vida é essencialmente insegura e não há nada que possa nos fazer prever e garantir o futuro. Aliás, mal damos conta até do presente!

O que eu lhe sugiro é, além de uma boa psicoterapia para trabalhar essa sua insegurança, observar que a vida vale pelo que ela é hoje, agora e que nenhum momento pode ser perdido.

Procure olhar para a sua vida atual e tentar usufruir do possivel bem-estar que ela lhe proporciona.

Quanto ao futuro... ninguém sabe!!!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Amor: você considera sua relação frágil?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.