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Amêndoas, nozes, avelãs, castanha de cajú e castanha-do-pará fazem bem à saúde

Patricia Davidson Haiat 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Oleaginosas reduzem risco de desenvolver doenças cardiovasculares

por Patricia Davidson Haiat

Nesta época de final de ano elas estão por toda parte. Amêndoas, nozes, avelãs, castanha-do-pará, castanha de caju, as chamadas sementes oleaginosas são um sucesso em termos de nutrição.

O grupo das frutas oleaginosas é rico em:

1) Resveratrol – inibe a formação de radicais livres, efeito protetor nas artérias, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta a fração boa (HDL)diminui a deposição de gordura nas artérias, antialérgico, anti-inflamatório, preserva o sistema imunológico, retarda o envelhecimento das células e da pele.

2) Vitamina E – antioxidante que reduz a ação de radicais livres ao organismo, melhora da imunidade, prevenção do câncer, prevenção de doenças cardiovasculares

3) Selênio - (antioxidante, melhora da imunidade, prevenção do câncer); manganês (importante para evitar inflamações como artrite, tendinites, etc, importante para ossos e cartilagens, sendo importante para prevenção de osteoporose, hernia de disco, problemas articulares, controla o metabolismo dos açúcares), magnésio (importante para produzir energia e ter boa disposição, mantém uma ótima atividade de contraçao muscular).

4) Arginina - aumenta o relaxamento das artérias e garantem fluidez para o sangue (pela liberação do óxido nítrico) sendo muito bom para quem tem pressão alta, problemas cardiovasculares, problemas circulatórios como varizes e celulite. A arginina também é um aminoácido que tem importante papel na cicatrização, detoxificacao, função imune e na produção e secreção de insulina e hormônio do crescimento.

5) Ácido elágico – melhora a eliminação de toxinas afastando a celulite, cansaço, dores musculares, inchaços e a possibilidade de desenvolver um câncer.

6) Ácidos graxos monoinsaturados – redução do LDL colesterol, redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.

7) Gorduras poli-insaturadas – gorduras essenciais omega 6 e 3. fazem parte de todas as células do organismo, melhorando a imunidade, protegendo contra inflamação e protegendo do aumento do colesterol. São protetores cardiovasculares.

Também fornecem ácido folico, cobre e zinco

Podemos dizer que as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver as doenças cardiovasculares quando consumidas a partir de 30g/dia.

Como comprar e armazenar:

Devido ao seu alto conteúdo de gorduras, elas sempre que podem devem ser compradas e armazenadas em sua própria casca (é a proteção natural contra os danos causados pelos radicais pela exposição ao ar e à luz). Devem ser armazenadas dentro da geladeira em um pote hermeticamente fechado, tendo assim uma ótima durabilidade (Ex: amêndoas na casca 12 meses, sem casca 9 meses, nozes na casca e sem 12 meses, castanha-do-parà 9 meses...).

Evite comprar oleaginosas em pedaços, partidas, em forma de pó, pois muitas vezes a gordura já pode estar rançosa, visto que já pode ter havido muita exposição à luz e ao ar. Prefira, caso a receita pedir, você mesma partir ou triturar as oleaginosas como for necessário.

Cuidado

As oleaginosas possuem uma grande proporção de arginina e baixa de lisina e essa relação entre esses aminoácidos favorecem o vírus da herpes se multiplicar, visto que a arginina ativa o vírus e a lisina previne a sua ativação. Se você tem história de herpes ou herpes de repetição não exagere na dose.




Patricia Davidson Haiat



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