O que fazer quando padrasto e enteada cobram a mãe de intermediar suas discussões?

por Anette Lewin

"Meu marido não se acerta com a minha filha de 16 anos, ele 27, é o padrasto. Ele cobra demais e ela é mais respondona e sempre acabam me envolvendo nos atritos, me cobrando que eu seja a intermediadora. Não estou conseguindo agir, o que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Não fica claro se sua filha e seu marido querem realmente uma intermediação ou perguntam como duas crianças: De quem você gosta mais? De qual lado você está?

O passo a passo para lidar com a situação:

1º) A primeira coisa a ser feita é não entrar nesse jogo. Explique aos dois que você não vai escolher entre um e outro; diga que ambos ocupam um lugar importante em sua vida; que você gosta de ambos, mas de formas diferentes. Fazendo isso você estará enfraquecendo a competição que eles fazem pela sua atenção.

2º) Vale também uma conversa individual com cada um deles. Seu marido, por ser jovem ainda e não ser o pai da menina, talvez não consiga se posicionar como autoridade; ao invés disso, discute com ela de igual para igual. Oriente-o no sentido de tentar encontrar assuntos que agradem a ambos para estabelecer o vinculo, evitando assuntos polêmicos que certamente acabarão exigindo a sua participação.

Continua após publicidade

3º) Sua filha precisa saber que seu marido é uma escolha que você fez e, embora ela não tenha participado e não seja obrigada a gostar dele, precisa respeitá-lo sim!

4º) Certamente existirão momentos em que você não conseguirá fugir da raia e se sentirá entre a cruz e a espada. Nessas situações peça a ambos que exponham seus argumentos, ouça-os e tente fazer com que eles mesmos proponham uma solução. Caso eles não consigam, apresente algumas alternativas e tente fazê-los optar por uma delas. Caso não haja acordo, sempre vale o velho par ou impar. Por mais bobo que possa parecer, funciona, principalmente para manter a sua neutralidade.

5º) Dê o exemplo: Seu posicionamento ou o relato de como você se comporta nos assuntos que realmente a envolvem é importante. Deixe que eles percebam como você age frente a uma situação de conflito; conte a eles como você resolveu a questão polêmica do trabalho ou de qualquer outra situação; dê exemplos nos quais você ganhou a parada e outros nos quais você perdeu. Enfim, forneça elementos para que eles possam adquirir suas próprias formas de agir de uma maneira sensata. Afinal, nada melhor do que o bom exemplo para evitar e atenuar guerrinhas desnecessárias.

Continua após publicidade