Da Redação
Probióticos são micro-organismos vivos que ao serem ingeridos beneficiam o organismo. Eles atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlam o colesterol, os quadros de diarreias, além de ajudar a reduzir o risco de câncer.
“As principais vantagens desses micro-organismos vivos é que eles melhoram a imunidade, além de fazer bem para a digestão. Eles reduzem a formação de gases, contribuem para absorção e síntese de vitaminas e regulam o funcionamento do intestino.", afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.
Os alimentos que mais apresentam probióticos são: cereais, iogurtes, bebidas de frutas, leite fermentado, queijo minas, coalhada, dentre outros.
Conheça oito benefícios dos probióticos:
1- Aumenta de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento na sua absorção e, consequentemente, dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos.
2 – Inibe a presença das bactérias intestinais indesejáveis, contribuindo na redução do risco de câncer e de doenças infecciosas de repetição, como respiratórias, intestinais virais e bacterianas.
3 -Aumenta a absorção e fixação de cálcio e ferro.
4 -Tem efeito funcional benéfico no organismo e equilibra a flora intestinal.
5 – Atenua a absorção do colesterol.
6 – Ajuda a remover vários tipos de toxinas, minimizando os seus efeitos nefastos.
7- Melhora a saúde da pele.
8 – Ajuda na produção de antibióticos naturais e tem um efeito imunoestimulante.