DESTAQUES

20 passos para uma ótima saúde por toda vida

Renato Miranda 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Faça exercícios regulares

por Renato Miranda

O ser humano vive cada vez mais. Anos a mais só valerá a pena se sua saúde psicofísica for a melhor possível.

Para uma ótima saúde por toda vida não se esqueça

1 - Boa alimentação, exercícios físicos, exercício intelectual (aperfeiçoar o que já sabe e sempre aprender coisas novas!) e sono regular perenes.

2 - Não se deixe levar por modismos, pratique àquelas atividades que você acredita que são construtivas positivas e que lhe dão prazer.

3 - Seu melhor exercício físico: todo aquele que o desafio é compatível com seu potencial psicofísico. Nem muito fácil nem muito difícil.

4 - Fuja de fórmulas mágicas para se obter boa saúde em pouco tempo. Saúde é conquista constante e por toda vida. Leva tempo e exige dedicação permanente.

5 - Dieta significa estilo de vida, portanto, não creia em dietas com início, meio e fim. Estilo de vida é para ser adotado e aperfeiçoado a longo termo.

6 - Melhor hora para fazer exercícios físicos: depois de algumas horas acordado (evita sobrecarga abrupta no coração) e com uma temperatura amena.
Quando não for possível atender o item acima: com liberação médica, qualquer hora é melhor do que não fazer nada.

7 - Faça exercícios regulares, mas o dia que não quiser, por algum motivo, não faça! Descanse!

8 - Cuidado! Não afrouxe sua dieta (estilo de vida), não fazer exercício físico um ou outro dia, tudo bem, todavia lembre-se: insistência é matéria-prima da persistência.

9 - Procure aprender a praticar um ou outro esporte, estimula, enriquece, motiva e “alegra” o exercício físico.

10 - Seu limite não precisa ser igual ao de um “campeão”, mas tente sempre progredir em seu rendimento, por mais modesta que seja a melhoria.

11 - Mesmo em uma rotina exigente não deixe que o estresse se desenvolva de forma exagerada.

12 - Quando estiver nervoso saiba o quanto esse estado é prejudicial à sua própria saúde.

13 - Aprenda uma ou outra técnica de relaxamento e exercite sua calma constantemente, principalmente em situações estressantes.

14 - Lembre-se do ditado popular: Não há tempestade que dure para sempre e não há noite que resista a luz do alvorecer.

15 - Evite ficar aflito diante desafios: a aflição invade nossa mente e prejudica nossa capacidade de pensar. Invista em sua motivação e concentração diante desafios.

16 - Trabalhe e invista em suas competências de maneira disciplinada e constantemente. Mesmo diante dos fracassos. Cedo ou mais tarde todos conseguem, de certa maneira, atingir seus objetivos reais.

17 - Não faça planos a longo prazo. Só servem para gerar estresse e preocupações. Prefira àqueles de curto e médio prazo. E lembre-se, plano existe para ser adaptado e/ou mudado. Não tema mudanças.

18 - Invista em atos nobres e construtivos. São os seus atos que tornarão seus hábitos. E estes são difíceis de serem modificados.

19 - Pense muito antes de tomar uma decisão que possa gerar alguma conseqüência que você mesmo se arrependa para o resto de sua vida.

20 - Reserve um tempo para tomar um café com um amigo. Se for com seus pais, melhor ainda!

Tudo que acabou de ler é vazio se você não der o primeiro passo!

 




Renato Miranda

Professor da Faculdade de Educação Física da UFJF; Mestre e doutor em Psicologia do Esporte (UGF); Especialista em didática e psicologia do esporte na Alemanha (Escola Superior de Esporte Alemã - Colônia) e Rússia (Instituto de Cultura Física de Moscou); Consultor de atletas em psicofisiologia (concentração, estresse. motivação e flow-feeling).



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.