DESTAQUES

Há dois anos trato com psicólogo e psiquiatra, mas sem sucesso...

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Faço tratamento psiquiátrico e psicológico há quase dois anos sem sucesso. Recentemente percebi que o meu Eu está doente, tenho bloqueios e medos que me impedem de tomar decisões e seguir em frente... Como posso cuidar de minha mente?"

"Terapias alternativas podem trazer resultados"

Resposta:
A mente humana é muito complexa e são muitos os caminhos que podemos seguir para tentar encontrar um equilíbrio para nosso próprio EU!

A Psiquiatria e a Psicoterapia são apenas dois desses caminhos, mas, mesmo dentro delas há inúmeras formas de abordagens que podem beneficiar algumas pessoas, outras não.

Eu, particularmente, em uma visão existencialista holística (vendo o Ser Humano como um Todo em seu Caminho Existencial) reconheço que, para algumas pessoas talvez caminhos ditos "alternativos" podem trazer melhores resultados do que os já consagrados pelo Conhecimento Oficial.

Muitas vezes, sugiro aos meus pacientes que procurem ajuda na homeopatia, na medicina chinesa associada ou não à acupuntura, na terapia com florais, na antroposofia, na medicina ortomolecular etc.

São tantos os caminhos que é impraticável explicar cada um deles neste espaço.

No meu ponto de vista, o importante é que a pessoa que se sente doente encontre o "médico" com o qual se identifique, pois o "remédio" não é o mesmo para cada um. É o famoso jargão "cada caso é um caso"!

Se sua dor psíquica é tão forte assim, por que não procurar um tratamento alternativo com um profissional qualificado?

Boa Sorte!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.