Por que o adolescente apaixona-se com muita facilidade

por Marta Relvas

Desde a adolescência, como surge o desejo e a atração sexual? O que acontece no cérebro e como influencia no corpo (reações fisiológicas)?

Continua após publicidade

O desejo e a atração sexual na adolescência estão exatamente nas mudanças que acontecem no sistema de recompensa do cérebro, sendo considerado o conjunto de estruturas que premiam com uma sensação de prazer e provoca no cérebro do adolescente a vontade de querer mais e mais coisas que promovam a sensação de bem-estar.
Em contrapartida, a área do córtex pré-frontal é uma estrutura do cérebro humano que atua como autorregulador do processo emocional e de recompensa, e regula todas as reações provocadas pelo sistema emocional.

O córtex pré-frontal é considerado a área do cérebro social,  sendo que no jovem esse sistema está em pleno desenvolvimento e fortalecimento das conexões neurais, que são através da aprendizagem cognitivas que promovem a plasticidade neuronal intencional, sendo essa elaborada e fortalecida pela orientação social ou pela educação cognitiva dos pais e educadores.

É natural que o jovem tenha impulsos sexuais, pois basta estimular o sistema sensorial para toda a “cascata” de hormônios desencadearem um reação neuroquímica no sistema nervoso autônomo e central.

O adolescente apaixona-se com muita facilidade pela tendência de produzir substâncias denominadas fatores neurotróficos que tem a função de promover maior conexão neural, por conseguinte, aumenta a produção de dopamina. Por essa razão, o cérebro do jovem precisa ser orientado, e é necessário moldar essas reações neuroquímicas e fortalecer as conexões neurais do córtex pré-frontal de maneira que o jovem crie valores éticos, morais e consiga promover a percepção acertada das disposições e intenções de outros indívíduos pela cognição social ou “filtro” dos impulsos irracionais.

Continua após publicidade

Dica: o adolescente precisa de mais ESCUTA e orientação.