DESTAQUES

Buscar felicidade pode se tornar um castigo

Luiz Alberto Py 05/12/2016 PSICOLOGIA
Buscar felicidade pode se tornar um castigo
Fonte: imagem Pixabay
Felicidade está no momento presente e sua percepção é interna

por Luiz Alberto Py

Adoro viver e sei que sou feliz.

Minha felicidade nasce da percepção de que ela é interna e imediata, portanto de que não depende de situações ou de acontecimentos, mas da minha forma de conviver com eles.

Sei que a vida é sofrimento e saber disso me conforta quando estou sofrendo, porque me sinto igual a todo mundo em vez de me sentir perseguido pelo destino.

Precisamos ser capazes de conviver com o sofrimento e com todas as dificuldades de nossa vida sem perder o rumo da felicidade.

Felicidade no momento presente

Quando associamos realização pessoal com felicidade, colocamos esta no futuro, pois o sucesso, ou nossas metas e objetivos ficam visualizados em nosso porvir. Uma vez que seja construída alguma formulação como: "Eu serei feliz quando...", ou "No dia em que eu conseguir (...) então serei feliz", estamos pondo nossa felicidade fora do alcance do momento presente. Estaremos quase que proibidos de nos sentirmos felizes enquanto não obtivermos o sucesso proposto. Isso funciona como uma espécie de castigo temporário que nos constrange, determinando que não poderemos saborear o sentimento de felicidade enquanto não cumprirmos determinada meta ou compromisso assumido com nós mesmos.




TAGS :

    buscar felicidade, castigo, momento presente

Luiz Alberto Py

É médico psiquiatra e psicanalista. Clinica no Rio de Janeiro e faz palestras por todo o Brasil. Publicou em 2002 o best-seller "Olhar acima do horizonte", em 2004: "A felicidade é aqui" e "Saber amar" todos pela editora Rocco. Mais informações: http://doutorpy.blogspot.com



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.