Por que repetir bons pensamentos?

por Thaís Petroff

Você sabia que muitas coisas que aprendemos é por repetição? Ou seja, por fazer, fazer, fazer e fazer de novo você acaba introjetando um determinado conteúdo ou desenvolvendo um novo comportamento.

Continua após publicidade

Isso talvez seja bastante óbvio para você. Mas você já parou para pensar que isso também se aplica aos pensamentos?!

Que tudo que você pensa com frequência vai se fixando mais e mais em sua mente. Sim! Todos os conteúdos que você repete em sua cabeça, vão se fortalecendo a cada vez que você volta a pensar neles. É como se fizesse uma "lavagem cerebral" em si mesmo(a). Esta pode ser tanto de conteúdos positivos que você repita para si mesmo, quanto também de críticas, julgamentos, dúvidas, projeções negativas, defeitos que fica reiterando etc.

Sabendo disso agora te pergunto: quais são os conteúdos que você está ensinando a si mesmo(a) diariamente? Está construindo e reforçando que tipo de material cognitivo?

Se percebe que está fazendo uma "lavagem cerebral negativa" em si mesmo(a), trate agora mesmo de reverter esse processo.

Continua após publicidade

Toda vez que perceber que está tendo um pensamento negativo mude! Procure um conteúdo mais positivo para se pensar. Principalmente se estiver pensando algo a seu respeito.

Esse é um exercício bastante simples de consciência e o que vai gerar o resultado é a constância e disciplina em mantê-lo.

Por isso, se quer mudar os conteúdos mentais negativos que você tem, pode começar já. Pouco a pouco perceberá a mudança de algumas crenças e já em curto prazo a diminuição da intensidade das emoções negativas.

Continua após publicidade