Imagine que num grande recipiente, em camadas sucessivas, depositem anchovas frescas e sal, e que esta mistura permaneça fermentando pelo tempo de seis meses a dois anos. Você consideraria fazer uso culinário do líquido derivado desta fermentação? Estou me referindo ao famoso molho nam plá, muito utilizado na culinária de países como Tailandia, Vietnã, Indonésia etc. O nam plá faz parte, por exemplo, das receitas do delicioso paad thai, prato da culinária tailandesa, feito com macarrão de arroz, vegetais e outros ingredientes, e de algumas preparações do molho Caesar, aquele da salada com alface, peito de frango ou camarões grelhados, crouton e lascas de queijo parmesão. Pratos gostosos, não acham? E nele consta o ingrediente supostamente repulsivo, de sabor salgado, cujo odor forte de peixe desaparece quando entra no preparo de muitas delícias.
A primeira impressão não contou…
Uma cliente antiga sofreu um baque amoroso forte, ficou abalada por muito tempo, duvidava de que o amor poderia voltar a fazer parte de sua vida. Amigas a arrastavam pra sair, e num barzinho um rapaz a olhou com interesse e um tempo depois mandou, por meio do garçom, um bilhete, perguntando se ele poderia se aproximar para se apresentar a ela. Hesitante, e com incentivo das amigas, acabou por abrir espaço ao moço. Conversa breve, gentil, ela na retranca, trocaram telefones para eventualmente conversarem. Na consulta comigo, entre outras reclamações, ela comentou que não gostou dele porque estava ficando com entradas e que provavelmente logo ficaria careca. Atrevida, respondi com uma indagação: “Pra que você precisa que um paquera tenha vastos cabelos? Se não me engano, quando Sean Connery assumiu a careca fez ainda mais sucesso, fosse pelo visual considerado sexy, como pelas atuações. Conte-me, o que você apreendeu sobre a pessoa do rapaz e o modo como lhe tratou? Ferida pelo insucesso amoroso prévio, ele se agarrava a qualquer motivo para não correr risco de se decepcionar de novo. O casal se deu uma chance, anos depois ela veio me apresentar a filha e o marido quase careca…
Narrei histórias, aparentes desconexas. Identifico, outrossim, um eixo que as unifica. O nam plá tende a causar aversão se conhecemos o modo de preparo ou sentimos seu odor forte no frasco em que é vendido. Entretanto, tem valor gastronômico, é rico em umami, os sabores fortes e cativantes para os humanos, tal como o parmesão. A história do desencontro e encontro amoroso tem a ver com o risco de perder uma nova chance na vida apenas por se julgar negativamente um livro todo somente examinando-se a capa, nem sempre bem desenhada e atraente ao olhar. O medo de se decepcionar tornara a moça uma reclusa profissional.
Meu anjo da guarda na Terra
Certa feita, na porta de um shopping center. uma senhora me abordou e meu primeiro pensamento foi de que ela tentaria me vender algo ou me importunar. Cai do cavalo. Ela, na verdade, me observara chegando com tornozelos bem inchados (na época eu estava sob cuidados de uma médica que errou meu diagnóstico e me passava um tratamento até prejudicial) e se ofereceu o endereço de um médico vascular, respeitado especialista em linfologia, que se tornou meu anjo da guarda na Terra. Agora sei que tenho linfedema pós-infeccioso e estou muito melhor, graças à iniciativa gentil daquela senhora. Imaginem como seria se eu tivesse me afastado dela como o diabo fugindo da cruz!
A vida é rica em perigos, coisas aparentemente aversivas, golpistas, gente rude e muito mais. Mas nela coexistem a bondade, o amor, experiências novas agradáveis ao paladar ou aos demais sentidos e uma gama infindável de experiências interessantes. A gente precisa abrir a porta e ir pra vida, vale experimentar e observar o que decorrer de nossa cautelosa coragem.