A pele, assim como os demais órgãos do corpo, passa por alterações ao longo do tempo. Essas mudanças provocam o envelhecimento, que já se inicia no nascimento, mas começa a dar os primeiros sinais mais visíveis a partir dos 25 anos. No entanto, o trabalho para reduzir o ritmo do envelhecimento é contínuo. Tem começo, mas não tem fim.
Nesse processo, as mãos ganham destaque por estarem mais expostas ao fotoenvelhecimento e às agressões inerentes do cotidiano como, por exemplo, a utilização de detergentes e o frequente uso de água, que juntos afetam o estado da pele e a aparência das mãos.
A médica dermatologista Dra. Marjorie Melo explica como acontece a perda do viço da pele nessa região e diz como proporcionar rejuvenescimento às mãos.
1 – A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo?
Dra. Marjorie Melo – A derme, camada da pele composta principalmente por fibras de colágeno, possui espessuras variáveis ao longo do organismo. Na mão sua espessura é menor, portanto existe uma menor quantidade de fibras colágenas se comparada, por exemplo, a um dorso. Por isso, podemos concluir que a mão pode envelhecer mais rápido que outras partes do corpo.
2 – Porque se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos?
Dra. Marjorie Melo – A fotoproteção deve ser a mesma para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que nas mãos, a reaplicação deveria ser mais frequente pelo hábito de lavá-las.
3- Quais são os cuidados diários que devemos ter?
Dra. Marjorie Melo – Os cuidados diários são lavar as mãos com sabonete de PH fisiológico para não ressecá-las, hidratar com um creme ou loção com FPS.
4 – Pessoas que transpiram muito devem ter cuidados redobrados?
Dra. Marjorie Melo – As pessoas que transpiram muito têm um risco maior de desenvolver patologias como a disidrose, uma patologia que corresponde a formação de vesículas na palma das mãos e dos pés de caráter recidivante (evolui em surtos) e que, muitas vezes, são associadas a infecções fúngicas. Outra patologia comum e indesejável são as melanoses solares (manchas), decorrentes do acúmulo de sol, mas que não tem nada a ver com o suor.
5 – Como tratar essas manchas?
Dra. Marjorie Melo – As melanoses são tratadas com o laser Alexandrita (gentlelaser), um aparelho que emite uma luz vermelha direcionada apenas à melanina existente nas lesões pigmentadas, as regiões ao redor da área tratada ficam intactas. É a minha primeira opção.
6 – No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar?
Dra. Marjorie Melo – Para comprar um creme para as mãos é sempre interessante observar a presença de filtro solar, pelo menos FPS 15 e de hidratantes.
7- Quais outros cuidados que se deve ter com as mãos, para prevenir o envelhecimento?
Dra. Marjorie Melo – Podemos estimular a produção de colágeno também nas mãos com o uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada (Harmony) que, além de clareá-las, promovem um aquecimento que estimula a produção de colágeno.
8- Existe peeling para as mãos? Qual o melhor?
Dra. Marjorie Melo – Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado de não ser muito agressivo na mão porque o processo de cicatrização é pior do que no rosto. Gosto muito do resultado do peeling de pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) 15% nessa região. Na forma de pasta, o ácido é mais fácil de ser aplicado, porque garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e clareamento da mão.
9- Qual a melhor técnica para suavizar os sulcos que aparecem com a idade?
Dra. Marjorie Melo – Com a idade perdemos tecido gorduroso nas mãos, deixando aquele aspecto de mão enrugada, sem sustentação. Uma boa técnica é o uso de preenchedores com o ácido hialurônico, uma forma de *mesoterapia superficial que garante a hidratação da região, chamado de Mesolis.
10- Os hidratantes diários para as mãos devem conter que tipos de ativos?
Dra. Marjorie Melo – Para as mãos, hidratantes à base de ureia, óleo de uvas, fomblim (um ativo que promove um filme protetor resistente à água e produtos químicos em geral, sem efeito oclusivo, ou seja, de fechar os poros), óleo de silicone, manteiga de manga (com uma ação emoliente e nutritiva).
11- E as unhas, elas envelhecem?
Dra. Marjorie Melo – As unhas são compostas por queratina. Quando são saudáveis são fortes e lisas, com um tom rosado. Elas também envelhecem e podem ficar doentes. **Alterações sistêmicas como problemas de tireóide, anemia, problemas de circulação e deficiências nutricionais podem afetar as unhas.
12- Algumas pessoas têm unhas que apresentam ondulações bem significativas. Isso é sinal de algum problema?
Dra. Marjorie Melo – No processo de envelhecimento das unhas podemos ter alterações definitivas como as ondulações ungueais (deformidades nas unhas) e que não representa nenhuma doença.
13- Como tratar?
Dra. Marjorie Melo – Nas ondulações ungueais é sempre importante descartar algumas patologias associadas como infecções fúngicas e doenças sistêmicas.
14- Como deixa-lás saudáveis?
Dra. Marjorie Melo – Para unhas saudáveis é muito importante uma alimentação rica em ferro e proteínas de alta qualidade e vitaminas do complexo B e C. Para as mulheres, evitar o uso excessivo de acetona e removedores de esmalte para não ressacar as unhas. Além disso, sempre que hidratarmos o corpo não podemos esquecer das unhas e cutículas.
*Mesoterapia: técnica de tratamento que utiliza injeções logo abaixo da superfície da pele, no caso a substância utilizada é o acido hialurônico.
**Alterações de sistemas ou doenças sistêmicas: doenças internas, em qualquer órgão do corpo, como alterações de tireóide, problemas cardíacos, diabetes.