por Roberto Shinyashiki
O mundo vai ficar cada vez mais complexo. As coisas não serão mais fáceis! Aquele tempo em que as coisas eram simples não vai voltar. E isso é bom!
Sim, porque as pessoas vão poder cada vez mais gritar “Problemas? Oba!” porque estarão diante de oportunidades de crescer e fazer mais sucesso.
Muitas pessoas gostariam que o mundo dos negócios fosse uma mãe afetuosa, que passasse a mão na sua cabeça e dissesse: “Calma, filho, isso não é nada, já vai passar…”. Mas acorde! Não é assim.
Há 50 anos, havia duas marcas de tênis no mercado. Um tênis se chamava Conga e o outro se chamava Bamba. Nada mais simples para as famílias: quando o filho crescia, bastava ir à loja de calçados e comprar um novo par de um desses dois modelos.
Quando lançaram um terceiro modelo, foi uma sensação. Os consumidores adoraram. Mas as empresas que dominavam o mercado arranjaram um grande problema.
Observe a concorrência que existe hoje. Como estão as equipes das empresas fabricantes, já que há dezenas de modelos diferentes de tênis? Imagine a dor de cabeça que é ter de lançar um novo modelo para concorrer com todos os outros!
Isso acontece com todos os mercados. De sabonetes a xampus, de revistas a alimentos, de carros a brinquedos, de produtos de limpeza a canais de televisão.
O mesmo se repete com os serviços. Experimente abrir uma padaria hoje. Ou um salão de cabeleireiro. Você acha que basta abrir as portas e esperar os clientes levarem seu dinheiro até você?
De jeito nenhum! É preciso batalhar muito para vencer a concorrência em meio a tantas opções que existem hoje.
O mundo fica 100% mais complexo com muita rapidez, exigindo gente 100% mais competente.
As empresas vão cortar cada vez mais custos, vão lançar produtos cada vez mais rápido e sem testes, os clientes vão ficar cada vez mais exigentes, as coisas serão exigidas cada vez mais “para já” e a comunicação vai expor os mínimos erros e deslizes.
Por isso, o mundo vai escolher os profissionais que ficam felizes quando encontram um problema pela frente e tratam de resolvê-lo. Vai escolher os empreendedores que ficam felizes quando lançam um produto que resolve um problema de seus clientes.
Então, pergunte ao seu superior – ou ao seu cliente – quais são os problemas que estão tirando o sono dele e procure resolvê-los.
Tenho certeza de que quando você aprender a resolver esses problemas, sua vida vai passar a ter o esplendor que você procura.
Pense sobre isso, aprenda a resolver problemas e se prepare para o sucesso!