por Roberto Santos
“Sou tímido e sinto dificuldade para liderar. Estou tão inseguro que não consigo nem olhar para as pessoas quando falam comigo. Ou seja, sou um péssimo ouvinte e fico perdido. Sou coordenador em uma empresa e gostaria de saber como melhorar.”
Resposta: Imagino que você tenha sido colocado na posição de coordenador, como uma promoção pelo bom desempenho em alguma função técnica. Imagino que você tenha sido colocado na posição de coordenador, como uma promoção pelo bom desempenho em alguma função técnica.
Isso é muito comum nas empresas: promove-se um bom técnico para uma posição de liderança que demanda um perfil psicológico bem diferente daquele de um cargo técnico. Daí, você fica infeliz porque tem de navegar em águas diferentes. Para liderar outras pessoas, o mínimo que você precisará de competências é poder olhar, ouvir e falar com as pessoas. Se isso for tão difícil para você, meu amigo, converse com seus superiores para tentar recolocá-lo em um cargo técnico.
Mas isso também pode não ser fácil, não é? Voltar atrás em sua carreira, pode fazer com que você se sinta fracassando.
Então, qual a saída?
Enfrentar sua timidez e insegurança, procurando falar com as pessoas diariamente.
Quebre a timidez em etapas:
– Comece com papos individuais, com aquelas pessoas que lhe parecem mais amistosas;
– Passe para outras pessoas, até que tenha conversado individualmente com todos membros de sua equipe;
– Depois comece a falar com duplas até falar com o grupo como um todo.
Procure imaginar o que poderá aprender de outras pessoas, diminua sua ansiedade de parecer um Ser Superior, só pelo fato de ser coordenador.
Assuma sua timidez, fale sobre ela com seu pessoal, deixe que saibam que você está se esforçando para ser um bom comunicador e poderá encontrar mais ajuda do que imagina.