Ex-relacionamento é sempre um tema delicado para as pessoas, seja para tratar individualmente ou socialmente. Muitos dizem que manter amizade com o ex pode não ser saudável. Mas isso não pode ser generalizado. Bem… ser amigo do (a) ex pode ser sim muito saudável ou doentio.
É saudável quando as pessoas conseguem nutrir um vínculo sem o afeto envolvido em uma relação sentimental. Torna-se doentio quando a relação é mantida por obsessões, criando constrangimento às partes.
A grande questão é que o ‘ex’ sempre fará parte da nossa história de vida. Sendo assim, cabe a cada um estabelecer como irá se posicionar em relação a esse vínculo. O ideal é que cada um, mesmo com o fim do relacionamento, possa ter um bom entendimento sobre o que levou ao seu término, para adquirir um grau de amadurecimento para relações futuras.
Por outro lado, muitos relacionamentos terminam num rompante de desentendimentos e brigas. Nessas condições as partes acabam por trazer seu lado mais duro e agressivo.
Um bom caminho é pelo entendimento, porém, sabemos das limitações emocionais vividas ao término de um relacionamento, e que nem sempre isso é possível.
Mas… quando é possível ainda se manter um vínculo de amizade com o ex. O que levar em conta?
4 prós em manter amizade com ex:
1. Se tiveram um bom relacionamento, mesmo que por pouco tempo, e romperam…, certamente, cada um possui suas virtudes e podem ainda nutrir bons sentimentos um pelo outro. Será que ambos não são capazes de manter uma relação de amizade? Essa amizade poderia ser um acréscimo na vida de cada um?
2. Tudo que tenham que resolver afetivamente, financeiramente ou legalmente, mesmo com o término; não seria mais tranquilo e saudável num clima de amizade e tranquilidade?
3. Se tiveram filhos nesse relacionamento, não seria mais saudável que tudo que tenha que ser tratado, possa transcorrer de forma mais serena possível? Lembrando que os pais são sempre referências importantes para os filhos no que se refere a: relacionamento, papéis de homem, mulher, pai, mãe, atuação na vida profissional…
4. Socialmente, se tiverem amigos compartilhados, surgirão oportunidades para conviver. Por que não manter a amizade para que possam se encontrar em harmonia, sem ressentimentos?
3 contras em manter amizade com ex:
1. Dependendo de como o término aconteça, e mesmo que se queira manter uma amizade, a mágoa ou a amizade pode ser mais torturante do que benéfica. Nessas situações, avalie com serenidade, se vale mesmo a pena manter uma amizade.
2. A amizade pode nutrir ideais a uma das partes, a possibilidade de volta a qualquer momento, como se estivessem em stand by, o que pode não favorecer a elaboração da perda ou dificultar o ficar sozinho.
3. O assunto ‘ex’ sempre é delicado, seja ao ser tratado socialmente ou mesmo num novo relacionamento. Manter a amizade, pode ser um ingrediente a mais para você administrar nessa sua nova vida, já estando com uma outra pessoa.
Todos temos ex-relacionamentos. Portanto, o nosso entendimento sobre a amizade com o ex depende exclusivamente de como cada um vive e será afetado por isso; se lhe acrescenta ou se não faz sentido manter essa amizade.
O mais importante é viver livre. Afinal, não há uma regra geral para se tratar de ex.
Navegue pela sua vida, ame e viva intensamente!