Quais são suas intenções com a minha filha?  

Ao ser perguntado pelo sogro sobre: “quais são suas intenções com a minha filha”, uma regra básica é não fazer alguma promessa que não irá cumprir; saiba como lidar com esse tipo de pressão

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Preciso urgente de uma ajuda, pois fui abordado ontem com uma pergunta que me deixou com a pulga atrás da orelhas “Quais são suas intenções com a minha filha?”. Preciso de exemplos de intenções que me ajudem a responder isso por favoooooooor, me dê exemplos!”

Resposta: Antes de se preocupar com o que vai dizer ao seu “sogro”, seria bom você tentar entender como está sua relação com sua namorada. Está indo bem? Mais ou menos? Você gosta dela? Pretende continuar esse namoro? Ou está apenas passando um tempo?

Sim, porque não adianta você levar um script pronto de intenções falsas. Você tem todo o direito de ainda não saber quais são suas intenções. Mas inventar respostas para sair bem na foto não é solução. Nem para você, nem para ela e nem para o “sogro”.

Surpreendido pela pergunta: “Quais são suas intenções com a minha filha?”

Sim, você foi pego de surpresa, mas a intenção desse pai é proteger sua filha. Embora, a meu ver, esse tipo de pergunta seja um tanto quanto indiscreta e esteja fora de moda.

Continua após publicidade

Não fica claro qual foi sua atitude ao ser abordado com essa pergunta. O que você fez? Disse “vou pensar”? Calou-se? Prometeu dar uma resposta em x dias? Sim, porque a sua atitude inicial vai servir de base para as próximas conversas.

Sem saber o que você já fez ou já disse, fica difícil seguir em frente. Vamos supor, então, de uma forma fictícia, que você não disse nada. Nesse caso, você poderia se colocar exatamente da forma que diz estar se sentindo nesse momento; poderia por exemplo, dizer: “o senhor me pegou de surpresa… estou namorando sua filha, me sinto bem com ela, mas ainda não estamos prontos para pensar em futuros compromissos. Por enquanto estamos tentando fortalecer nosso relacionamento para passar para a etapa seguinte…” Claro que essa colocação só pode ser feita se você realmente se sentir assim.

Se você tiver certeza que quer um compromisso sério com ela, é claro que pode dizer isso a ele. Mas pela sua aflição, não me parece que seja o caso…

Continua após publicidade

E se você não tiver intenção nenhuma com a filha dele?

Por outro lado, se você estiver apenas passando um tempo e não tem a menor intenção de aprofundar esse relacionamento, o melhor seria não responder… mas também não me parece que seja o caso.

O mais provável é que você está tentando conhecer a menina e, neste momento, não pode definir nada. Então, diga algo parecido com o exemplo acima. Com suas palavras, é claro, e pronto para responder nessa linha às outras perguntas que, certamente virão.

Caso seja pressionado pelo sogrão, tente ser evasivamente simpático: “pode ficar tranquilo, vou tratar muito bem sua filha “ou “o senhor já deve ter passado por essa situação, não é? Me ajuda a encontrar as palavras certas”. E por aí vai. Mas nunca faça uma promessa que não sabe se vai cumprir.

E lembre-se que num relacionamento a dois a interferência de familiares tem que ser muito bem administrada para não atrapalhar ou até inviabilizar o namoro. No seu caso, essa interferência começou cedo e você está agindo com sensatez quando procura aconselhamento antes de agir por impulso.

No entanto, o que importa mesmo é cuidar do seu namoro, conscientizar-se do que vai bem, do que vai mal e ir definindo suas intenções a partir da vivência a dois. Quando a base da relação é sólida nenhuma pressão familiar consegue derrubar.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.