por Simone Sarti
"Parei de fumar há um ano e engordei dez quilos. Tenho 41 anos e estou com bastante dificuldade para emagrecer."
Resposta: Vários fatores provocam aumento de peso na maioria dos indivíduos que param de fumar. Não são todos que engordam e segundo estudos apenas 10% aumentam mais que 10 kg.
Fumar faz o organismo gastar mais calorias e quando se para, esse gasto diminui, por isso é tão recomendado o início de uma atividade física, além de todos os benefícios por ela trazidos ao nosso organismo e saúde em geral. Se quando fumante, já fazia algum tipo de exercício, deve-se agora aumentar o volume ou a intensidade do mesmo.
De qualquer forma, esses benefícios são tão importantes que alguns quilos a mais não devem interferir nessa sábia decisão. Uma vez abandonado o vício, vamos cuidar do corpo para não acabar com problemas de saúde, agora por excesso de peso.
A perda de peso deve ser feita de forma gradativa para ser definitiva e para isso é preciso colocar os exercícios como obrigatórios na sua vida. Eles devem se tornar um hábito, assim como tomar banho ou escovar os dentes.
De início prefira atividades simples e fáceis de se realizar. Caminhada, trote ou corrida. Inicie nessa ordem se quiser correr, senão mantenha-se naquela que se sentir melhor. Você deve chegar a fazer, no mínimo 45 minutos (gradativamente) e pelo menos 4 x na semana. Se perder um dia, terá feito 3 vezes, pois nesse caso 2 vezes, é pouco.
Os exercícios localizados com pesos devem ser feitos dois dias na semana, intercalados com os dias do aeróbio. Esses são importantes para fortalecer a musculatura e proteger as articulações e ainda vão aumentar seu gasto de calorias por causa do aumento da massa muscular.
Essas atividades citadas estão sendo indicadas pela eficiência, segurança e facilidade de realização. Mas nada impede que você escolha uma outra que seja muito mais de seu agrado, pois esse é um momento que você deve procurar fazer as coisas com prazer, mas não esqueça que o gasto calórico com a atividade deve ultrapassar o seu consumo calórico.
Outras dicas são:
– Abandonar os açúcares e as gorduras;
– Trocar refrigerantes por águas ou chás;
– Não ficar mais de três horas sem se alimentar, e escolher os alimentos mais nutritivos e menos calóricos;
– Procurar um profissional para orientá-la quanto aos exercícios e quanto à alimentação.