por Milena Liste
"Olá, tenho 72 anos, muita disposição, meu corpo aceita bem atividade física, mas estou com uma arritmia que não me dá condições de praticar. Os exames dão normais e os médicos chegam mesmo a não acreditar. Que caminho devo tomar?"
Resposta: Um treinamento físico basicamente se divide em atividades cardiovasculares e musculares.
Atividades cardiovasculares ou cardiorrespiratórias são as atividades aeróbicas, no seu caso, caminhada, bicicleta ergométrica, natação e hidroginástica. O ideal seria você usar um monitor cardíaco, um relógio que marque seus batimentos ou frequência cardíaca, para sua idade a frequência máxima FC Max é 148bat/min. Se você atingir este batimento cardíaco por minuto, você corre o risco de ter um infarto ou acidente vascular cerebral. Então você deve no máximo atingir 60% a 65% desse valor que é 89 a 96 batimentos por minuto. Quando você caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer hidroginástica seu batimento cardíaco por minuto deve oscilar entre 89 a 96.
Você entendeu?
Qual frequência semanal?
De 3 a 4 vezes, descansando um dia sim outro não.
Qual duração?
De 20' a 60' está numa duração saudável.
Quanto à atividade muscular, pode ser musculação de baixa intensidade, ioga, pilates, aula de ginástica localizada leve. De 2 a 3 vezes na semana.
Bom, acho que respondi sua pergunta.
Bons treinos!
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.