A individualidade é uma bênção, pois ela nos faz únicos, sem que tenhamos de nos sentir, obrigatoriamente, superiores ou inferiores. O medo de falhar bloqueia os potenciais existentes.
Uma das causas da insegurança que muitos seres humanos desenvolvem, é o hábito de comparar-se com os demais.
Infelizmente, alguns pais são responsáveis por isso, uma vez que exigiam demais dos filhos e para tentar fazer com que se esforçassem, apontavam outras crianças como modelos de perfeição.
Nada pode ser mais nocivo para a autoestima de alguém que a obrigação de igualar-se aos outros, considerados superiores.
O maior desafio dos inseguros
O maior desafio que os inseguros precisam superar, é o desenvolvimento de uma confiança em seu próprio ser, suas qualidades, seus talentos.
O medo da falha acaba bloqueando os potenciais existentes e, ainda que eles sejam muitos, a pessoa não consegue percebê-los.
Libertar-se exige um desprendimento total da necessidade de comparação, reconhecimento das próprias qualidades e, aceitação das limitações, uma vez que elas existem para todos.
Ninguém é um gênio absoluto, podemos ser bons em algumas atividades e desprovidos de talento em outras, e isto é totalmente natural.
A individualidade é uma bênção, pois ela nos faz únicos, sem que tenhamos de nos sentir , obrigatoriamente, superiores ou inferiores. O importante é valorizarmos nossas qualidades, para que possamos colocá-las a serviço do planeta.