O isolamento social evidencia o quanto muitos casais estão distantes. E o confinamento torna inevitável o confronto com essa realidade. Obviamente essa realidade pode ser administrada com atitudes assertivas, e assim o relacionamento evolui de forma positiva, ou pode se instalar uma crise por conta de conflitos.
Uma crise não surge do nada, salvo eventualidades. Com o passar do tempo, o relacionamento vai absorvendo interferências negativas decorrentes da rotina e da falta de zelo entre os pares.
Mesmo que o afeto ou o amor ainda existam, esses não vêm seguidos por atitudes, correspondentes. Assim a relação cai em um vazio e as pessoas vão se acomodando – acostumando.
Para uma boa interação no relacionamento, é importante observar de tempos em tempos, se o que sentimos está sendo devidamente representado pelo que vivemos.
5 dicas para lidar com a distância emocional: o maior inimigo do relacionamento:
1ª Não espere que o seu par tenha iniciativa, tenha você motivação e atitude de promover o que possa ser diferente, novo.
2ª Para um relacionamento dar certo, é preciso que se faça isso. O relacionamento é uma construção constante… permeada por empatia, generosidade, respeito, diálogo, zelo.
3ª Para que o relacionamento supere os sobressaltos, é preciso que haja uma forte relação de confiança e assertividade.
4ª A boa convivência e intimidade dependem do empenho das duas partes, não pode e nem deve ser unilateral.
5ª Para tratar de situações críticas, não basta o reconhecimento, é preciso que tenham ações pontuais, ‘radicais’ e imediatas, que não permitam a evolução da crise.
Por vezes, os pares chegam a um grau de distanciamento emocional, devorados pelo dia a dia, sem terem a percepção que estão descuidando da relação.
Ame sem medo, demonstre e manifeste sempre! E seja feliz!