Por Tatiana Ades
O perfil de João de Deus é o de um psicopata, que usa de poder para poder abusar de pessoas frágeis e vulneráveis.
O poder dado a um psicopata pode ser destrutivo, seja ele um político, médico, juiz etc.
Essas pessoas usam de sua hierarquia social, financeira ou profissional para roubarem almas, dinheiro ou apenas praticar o sadismo por puro prazer.
Devemos entender o perfil das vítimas que não denunciaram por tanto tempo.
É muito comum que essas mulheres tenham se sentido coagidas, temerosas e extremamente assustadas. Existem vários fatores que determinam o silêncio dessas vítimas e é muito importante que nunca as julguemos.
Numa situação assim, a mulher pode achar que criou em sua mente uma falsa memória, que exagerou, entendeu errado, como mecanismo de defesa para conseguir lidar com o abuso.
Outra possibilidade é o medo de ser perseguida pela pessoa que hierarquicamente possui mais poder. A vítima nesse caso se sente incapaz de fazer justiça, só consegue falar quando outras pessoas denunciam.
Algumas mulheres permanecem caladas por culpa, muitas vezes a vítima se sente culpada pelo abuso, questionando o que pode ter feito de errado para ter provocado tal ato.
Muitas dessas mulheres carregarão um enorme trauma para o resto de suas vidas, um estresse pós-traumático, depressão, pânico e pensamentos suicidas.
Caso você esteja sendo assediada moralmente, psicologicamente ou sexualmente por um colega, chefe, marido, médico, não importa, busque ajuda judicial e emocional.
Segurar esse segredo apenas irá te trazer enormes malefícios à saúde física e mental.