Qual é o seu dharma?

Dharma é a palavra sânscrita que significa propósito de vida, o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação, o correto meio de ganhar a vida. Dharma é aquilo que precisa ser feito como essência e dever.

O dever pode ser imposto, mas a essência não pode ser imposta. Portanto, Dharma é aquele dever que nasce de sua natureza. É o que você precisa fazer, naquele momento para ser a melhor pessoa que você pode ser. É fazer a coisa certa na hora certa.

Continua após publicidade

A lei do Dharma diz que todo ser humano tem um talento único e é seu dever expressá-lo da melhor maneira. Esse talento é como uma nota musical que cada um tem que tocar na orquestra musical. Uma pessoa dármica é aquela que age sem maldade, sem violência. Ela é bondosa, generosa, compassiva, caridosa, altruística.

Na escritura indiana, a Bhagavad Gita, o Senhor Krishna, descreve nosso dharma. Se você é um chefe de família ou uma dona de casa, seu dharma é cumprir o dever da vida em família. E,no que você estiver trabalhando, este é o seu dever.

Mas, seja qual for o seu papel externo, o verdadeiro dever de todo ser humano é reconhecer a Verdade que a chama divina existe dentro de si mesmo, e como consequência, experimentar a mesma Verdade nas outras pessoas.

As escrituras dizem: “Ó minha mente, pense bem de si mesma, e também pense bem dos outros”. Para muitos seres humanos é muito difícil desejar o bem às outras pessoas. Este desejo do bem é uma prática muito elevada e dármica. Somente um coração que deseja constantemente o bem pode experimentar a Verdade do Ser interior de forma contínua.

Continua após publicidade

Para desejar o bem aos outros, precisamos ter um coração livre do ódio, apego, orgulho, ego negativo, egoísmo, inveja.  Através das práticas espirituais e das virtudes nos tornamos livres dos karmas, da ação e reação.

Cada um tem um destino diferente. Este mundo é um grande palco e cada um de nós representa um papel diferente e tem um dever diferente. Para sentir Deus em nossos corações não precisamos abandonar nosso papel no mundo, mas renunciar à violência, à raiva, à ambição desmedida.

Mantenha-se interiormente livre sem se deixar oprimir pelo ego    

Continua após publicidade

Muitas pessoas pensam, que se abandonarem o ego, perderão a ambição e não poderão trabalhar ou vencer. Mas a Filosofia do Yoga nos ensina: “Não é o seu ego, mas sua força e energia interiores que lhe permitem trabalhar e ser bem-sucedido. Pelo contrário, o ego não cultiva a energia interior. Na verdade, ele reduz a força dessa energia divina”.

Como disse o Mestre Yogue Paramahansa Yogananda: “Liberdade significa a capacidade de agir guiado pela alma, e não compelido por desejos e hábitos. Obedecer ao ego leva à escravidão; obedecer à alma leva à libertação”.

O Dharma possui três componentes:

– Primeiro dharma é descobrir que nosso verdadeiro Eu é um ser espiritual, que somos seres espirituais em uma forma física.

– Segundo dharma é expressar nossos talentos, dons e habilidades.

– Terceiro dharma é que devemos servir à humanidade.

Uma maneira de entender o dharma é refletir nos ensinamentos: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.

“Não pergunte o que o mundo pode fazer por você, mas pergunte o que você pode fazer pelo mundo”.

Em vez de nos perguntarmos “O que vou ganhar com isso?” Devemos nos perguntar: “Como posso ajudar? Como posso ser útil à minha família, amigos e a todos que tenho contato? Como posso ajudar a meus semelhantes com amor e boa vontade?” Dessa maneira, cada pessoa precisa saber qual a ação certa a ser feita, se fez com atenção, e se fez o seu melhor.

Para seguir o dharma, o dever, não devemos agir de acordo com o ego e sim com o poder da luz do Ser interior. Depois, de respondermos essas perguntas, devemos colocá-las em prática.



Expressar os seus talentos e o seu potencial criativo em prol do bem são atribuições do Dharma

Ao combinarmos a nossa capacidade de expressar nosso potencial beneficiando a humanidade, estamos cumprindo a lei do Dharma e não estamos gerando karmas, nem sofrendo com os efeitos das ações. Ao agirmos dessa maneira, além de evoluirmos espiritualmente, temos acesso à abundância e prosperidade.

Para descobrimos nossas boas qualidades e talentos, não podemos ficar focados nos nossos defeitos, pois isso gera frustração, depressão e não aceitação de si mesmo. Esses sentimentos negativos impedem o sucesso tanto na vida profissional como pessoal e na realização interior.

Valorize-se. Descubra suas potencialidades. Aprenda a se amar, se aceitando e expresse esse amor aos outros. Descubra quais mudanças devem ser feitas para melhorar a si mesmo e cumprir seu dever diário.

Dharma é o que está à sua frente e somente você pode fazer. Não é cumprir uma missão difícil ou a missão dos outros. É agir no dia a dia, com honestidade, compaixão, perdão, generosidade, gentileza, sem egoísmo, sem violência.

Reconheça que Deus habita em você, e assim, sinta a paz interior que dissolve as crenças antigas, prisões internas, mágoas, defeitos e permita que sua Luz interior se manifeste.

Descubra a razão por você estar aqui na Terra, qual é a sua missão de vida e como pode ser útil com seus dons e habilidades. Coloque o amor em ação em tudo que fizer. Amor no início, no meio e no fim.

Namaste! Deus em mim agradece, reverencia e saúda Deus em você! Fique em paz!