Qual a idade ideal para meu filho sair de casa e ir à escola?

E-mail enviado por uma leitora:

“Qual é a idade ideal para a criança sair de casa e começar a ir para a escola? Há alguma consequência para o desenvolvimento da criança, caso ela comece a ir na escola mais tardiamente? Ouvi dizer que os três anos de idade, seria o ideal?”

Continua após publicidade

Resposta: O parâmetro não é o de uma idade ideal, mas a condição da criança em seu ambiente em casa. Para as mães que trabalham fora o dia inteiro, o ideal é que a criança vá para a escola, ao invés de ficar em casa com uma pessoa desconhecida.

Se a mãe tem a possibilidade de ficar em casa com a criança, e brincar para que ela se desenvolva, a criança não irá atrasar no seu desenvolvimento. A criança nessa idade necessita de troca, interação com o ambiente que a rodeia. Se a criança tem oportunidade de brincar e interagir com os pais, não haverá perda no seu desenvolvimento. Mas se os pais trabalham e a criança precisa ficar com uma empregada ou um cuidador, a escola então é o ideal. A mãe ficará mais segura sabendo que a criança está sendo cuidada por profissionais e que tem mais de uma pessoa com a criança. Além disso, para uma criança filha única, é interessante ter contato com outras crianças o mais cedo possível. Ao interagir com outras crianças e profissionais ela se tornará mais independente e terá um desenvolvimento.

Em relação aos três anos de idade

Aos três anos a criança já precisa de atividades mais direcionadas e pedagógicas para a preparação para o processo da alfabetização formal.

Continua após publicidade

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.