por Roberto Santos
"Qual é o papel do lider como construtor de uma cultura organizacional? Quando é que uma equipe se torna eficiente?"
Resposta: Não sei se suas perguntas se referem a sua reflexão sobre seu próprio exercício de liderança ou se visa avaliar pessoas em posição de gestão da área/empresa em que você trabalha, mas elas são muito pertinentes.
Eficiente ou eficaz?
Antes de respondê-lo cabem algumas definições de termos relativos à sua pergunta: eficiente ou eficaz?
Há vários anos, encontrei uma definição diferenciadora destes dois conceitos que uso até hoje. Eficiente é quem faz certo as coisas, ou seja, que executa suas tarefas e responsabilidades atendendo aos padrões e indicadores de performance definidos para a posição: prazo, qualidade, custos etc. Eficaz é aquele que faz certo as coisas certas, isto é, que delega o que deve ser realizado por pessoas em outros níveis na organização e que cuida das prioridades importantes e não apenas ao urgente ou o mais fácil de se fazer.
Líder ou chefe?
Outra diferenciação é líder ou chefe. Muitas vezes, atribuímos este título genérico de "líder" a todos aqueles que exercem um cargo de chefia, mas na vida real, sabemos que há muitos chefes que não podemos chamar de líderes, pois limitam-se meramente a exercer a autoridade que lhe é conferida de forma autoritária e sem considerar a sustentabilidade da motivação de seus subordinados. Quando juntamos os dois elementos, poderíamos reescrever seu questionamento para:
"Quando estamos diante de um Líder Eficaz, que contribui para a construção da cultura organizacional para tornar sua equipe eficaz?"
Os atributos ou competências básicas deste Líder são:
(1) Capacidade de apontar uma visão de futuro alinhada à estratégia da organização e à cultura organizacional necessária para atender a estratégia;
(2) Competências técnicas em uma área relevante ao negócio da empresa em que atua;
(3) Capacidade de julgamento e tomada de decisão oportuna para realizar de forma eficaz as ações que levaram a equipe na direção da ação apontada;
(4) Integridade, que é a característica mais importante para diferenciar os verdadeiros líderes e refere-se ao tratamento justo e equitativo dos liderados, sem favoritismo, com respeito e consideração autêntica de suas necessidades e aspirações.
Lembro uma máxima que é derivada de pesquisa com milhares de trabalhadores: "as pessoas não deixam as empresas, elas deixam os chefes" – líderes eficazes são ainda humildes para reconhecer seus erros e ampliar suas competências e, por isso, contribuem para a realização de resultados sustentáveis para a organização em que atuam.
Espero tê-lo ajudado em suas reflexões e que você seja um Líder Eficaz e possa ter Líderes Eficazes como chefes.