Quarentena: crianças com menos rendimento nos estudos

E-mail enviado por uma leitora:

“Com o ensino remoto, a produtividade dos meus filhos nos estudos, na minha percepção, diminuiu.”

Continua após publicidade

Resposta: A sua preocupação é a mesma de muitos pais. Mas acho que as pessoas estão se cobrando muito em relação à produtividade. Muitas crianças não conseguem mais se concentrar nas aulas online e os pais ficam preocupados com o conteúdo e se esquecem que nesta quarentena os filhos estão aprendendo habilidades que nunca teriam sido possíveis sem ela. Os filhos inseridos por tempo integral no ambiente familiar, tiveram de aprender a dividir o espaço da casa, a fazer atividades em grupo, a desenvolver a empatia, ao se colocar no lugar do outro, dar o seu tempo para poder ouvir o outro e a generosidade.

Nessa época, é importante colocar os sentimentos para fora de uma maneira apropriada. Por outro lado, os pais têm a possibilidade de conhecer os filhos de uma forma que nunca aconteceu. Temos de pensar que é uma fase, e que irá passar, como já passamos por outras fases.

Insegurança


Todos estão inseguros e com sentimentos de frustração, raiva, alegria e outros que se alternam. É importante saber lidar com esses sentimentos não só conosco, mas também com os outros.

Os relacionamentos ficaram mais intensos e tivemos que aprender a lidar com os altos e baixos. Em breve vamos ter a oportunidade de olhar para trás e nos sentir mais fortes. As crianças estão se sentindo mais sozinhas com as aulas online. Na volta, irão dar mais valor aos amigos e para as boas amizades.

Continua após publicidade

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.