Que tal caminhar no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora?

Da Redação

Segundo a profissional de Educação Física Milena Liste, como já é mais que sabido, mas é sempre bom reforçar, a caminhada é um ótimo exercício para o coração, a circulação e os músculos.

Continua após publicidade

Além dessas vantagens, libera serotonina, uma endorfina que relaxa e diminui o estresse.

Mas se você for sedentário (a), como iniciar uma caminhada?

Antes, passe por uma avalição médica para ver como está sua condição geral de saúde, seu nível de condicionamento cardiovascular e a sua pressão arterial.

Estando tudo ok, vamos à caminhada:  

Continua após publicidade

– Inicie com 20 minutos;

– Depois de duas semanas aumente para 30 minutos, três vezes por semana. Para a fase inicial, você pode dividir durante o decorrer do dia, caminhar 10 minutos de manhã, à tarde e à noite. Essa divisão não vale para os 20 minutos acima.

– Após caminhar um mês por 30 minutos, aumente 10 minutos e de mês em mês aumente 10 minutos até atingir uma hora.

Continua após publicidade

Local

Para quem mora em Juiz de Fora, uma dica que potencializa ainda mais os efeitos positivos dessa caminhada, é realizá-la em um local aprazível. Contato com a natureza, ar puro, atividade em grupo, maior socialização ajudam a reduzir o nível de ansiedade indicam estudos – veja aqui.

Mas… que tal então o Museu Mariano Procópio?
    
Desde 15 de maio, os juiz-foranos podem desfrutar de novos espaços para visitação ao Museu. As trilhas no entorno dos prédios históricos, que estavam fechadas, voltam a integrar o percurso de caminhada e contemplação para os visitantes.

O trajeto que passou por revitalização será aberto ao público de terça à sexta-feira, e terá a ronda constante da equipe de vigias da instituição, garantindo segurança para quem transita pelo local.   

Serviço:  

Funcionamento do Parque: terça-feira a domingo – 8h às 18h
Endereço: R. Mariano Procópio, 1100
Telefone: (32) 3690-2200/ (32) 3690 2004.