por Roberto Santos
Resposta: Muito interessante sua pergunta! Qual das três alternativas — funcionário, empresa ou o cliente paga seu salário? A relação comprovada por pesquisas científicas é que os funcionários são responsáveis pela satisfação dos clientes que, por sua vez, proporcionam os resultados comerciais e financeiros das empresas. A receita gerada pelas vendas de produtos ou serviços serve para que as empresas possam fazer frente a seus custos, dentre os quais, a folha de pagamento — salários, encargos trabalhistas, benefícios, participação nos resultados, etc — representa uma parte significativa.
Além de cobrir seus custos, a receita deve gerar ainda uma parte relevante para remunerar o capital dos investidores no negócio da empresa — o lucro. Quando se comprovou essa lógica — funcionários satisfeitos geram clientes satisfeitos e esses, por sua vez, traduzem sua satisfação em mais negócios com a empresa — começou o rápido crescimento, no meio empresarial, de ações para melhoria do clima organizacional, buscando transformar suas empresas em um “bom lugar para se trabalhar” para talentos comprometidos e engajados.
Daí, a lógica que responde à sua pergunta é que as empresas pagam seu salário porque você faz parte de uma equipe que emprega suas competências e sua paixão pelo que faz e isso se traduz em clientes que compram seus produtos e serviços de maneira assídua e crescente. Enfim, respondendo à sua pergunta: todas as alternativas anteriores.