Quero deixar de amar meu ex

Sobre o dito popular que uma paixão cura a outra, não funciona dessa forma

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Terminei meu namoro há dois anos e até hoje ainda amo meu ex-namorado. Como faço para deixar de amá-lo? Dizem que uma paixão cura outra. Mas agora com essa pandemia, que ainda vai demorar para acabar… tá inviável. Obrigada.”

Resposta: Olá. Não existe uma fórmula ou um passo-a-passo de como esquecer quem ama, como também não existe uma forma de esquecer a morte ou a existência de um ente querido que partiu. Mas com o tempo, as dores diminuem e você pode se apaixonar novamente. Talvez o que possa te ajudar a seguir em frente, é trabalhar as questões relacionais que ainda te “prendem” nessa antiga relação, como por exemplo: decepção, mágoa, traição etc.

Um filme que trata deste problema

Me lembrei muito de um filme que é: Brilho eterno de uma mente sem lembranças. O filme trata especificamente desse tema, onde o protagonista “contrata” uma equipe para ajudá-lo a apagar a sua ex-namorada.

Sobre esse dito popular que uma paixão cura a outra, eu não estou bem certa que funciona dessa forma. Se você precisa se curar de uma paixão, é por que você precisa olhar para essas dores ou essas feridas, tratá-las e cuidá-las. Olhar para essas dores é também entender por que elas existem e como apareceram. Por meio disso, você poderá entender mais sobre a relação e o que levou ao seu final.

Continua após publicidade

Imagine a seguinte situação: Joana namorou Romeu por alguns meses, e descobriu que ele não gostava mais dela, e para sair dessa relação, ao invés de falar a verdade, preferiu começar a se envolver com uma outra pessoa e assim deixar evidências para Romeu de sua traição. Romeu descobre a traição e rompe o relacionamento.

Joana e Romeu poderiam ter tido uma conversa sobre a relação amorosa. Mas, ao invés disso, decidiram “machucar” a relação levando-a ao seu final.

Se Romeu não se “curou” dessa relação. Será que está preparado para confiar em alguém?

Continua após publicidade

Bem… Pode ser que sim, pode ser que não. Porém, o fato é que a pessoa que se relacionar com Romeu não tem culpa da relação passada, e talvez essa relação possa ser minada pela insegurança que vem da última relação.

Entre outras muitas situações, o melhor é curar um pouco das feridas, entender o que rolou nas entrelinhas da relação anterior, se sentir mais confiante e assim partir para outra. Se tudo der certo, se as pessoas seguirem os conselhos da ciência, essa pandemia irá passar. Assim, torço para você achar um novo amor.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem