Recebi uma crítica, como lidar…

E-mail enviado por uma leitora: 

“Sou uma perfeccionista e tenho enorme dificuldade de lidar com críticas. Qual dica o senhor me daria para que isso não me gerasse mais sofrimento?” 

Continua após publicidade

Resposta: O perfeccionismo envolve o estabelecimento de metas altas de performance e desempenho frente a uma atividade no qual a pessoa se coloca. No entanto, há uma relação multidimensional que envolve tanto observações internas (dirigidas a si mesmo, por exemplo) quanto externas (dirigidas ao ambiente, por exemplo).

Quando positivo, o perfeccionismo resulta em atividades saudáveis, proveitosas, no qual o indivíduo se percebe motivado e propenso em realizar a atividade da melhor forma possível, sem sofrimento excessivo. Por outro lado, quando esse perfeccionismo é patológico, pode resultar em sofrimento clínico subjetivo no qual a pessoa tem um medo excessivo de errar acompanhado de alta ansiedade e de uma autocrítica exacerbada.

5 dicas para lidar com críticas:

– Observe como você compreende a crítica; se está direcionada a si ou a algum ponto do seu trabalho que poderia ser melhorado.

Continua após publicidade

2ª – Muitas vezes, internalizamos/antecipamos críticas que necessariamente não são dos outros, mas de nós mesmos. As nossas próprias crenças acerca de nós mesmos são muitas vezes autossabotadoras.

– Ouça com atenção o que o outro tem a lhe dizer; considere a crítica (ou feedback) e observe que certamente estarão direcionados ao trabalho e não a você.


– Se não entender o motivo da crítica (ou feedback), pergunte. Teste as evidências, de fato.

Continua após publicidade


Aceite seus erros, seja mais amável consigo.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.