E-mail enviado por uma leitora:
“Sou uma perfeccionista e tenho enorme dificuldade de lidar com críticas. Qual dica o senhor me daria para que isso não me gerasse mais sofrimento?”
Resposta: O perfeccionismo envolve o estabelecimento de metas altas de performance e desempenho frente a uma atividade no qual a pessoa se coloca. No entanto, há uma relação multidimensional que envolve tanto observações internas (dirigidas a si mesmo, por exemplo) quanto externas (dirigidas ao ambiente, por exemplo).
Quando positivo, o perfeccionismo resulta em atividades saudáveis, proveitosas, no qual o indivíduo se percebe motivado e propenso em realizar a atividade da melhor forma possível, sem sofrimento excessivo. Por outro lado, quando esse perfeccionismo é patológico, pode resultar em sofrimento clínico subjetivo no qual a pessoa tem um medo excessivo de errar acompanhado de alta ansiedade e de uma autocrítica exacerbada.
5 dicas para lidar com críticas:
1ª – Observe como você compreende a crítica; se está direcionada a si ou a algum ponto do seu trabalho que poderia ser melhorado.
2ª – Muitas vezes, internalizamos/antecipamos críticas que necessariamente não são dos outros, mas de nós mesmos. As nossas próprias crenças acerca de nós mesmos são muitas vezes autossabotadoras.
3ª– Ouça com atenção o que o outro tem a lhe dizer; considere a crítica (ou feedback) e observe que certamente estarão direcionados ao trabalho e não a você.
4ª – Se não entender o motivo da crítica (ou feedback), pergunte. Teste as evidências, de fato.
5ª – Aceite seus erros, seja mais amável consigo.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.