O abandono não é a melhor situação a ser vivida e, os sentimentos decorrentes dele, são bem difíceis, pois podem gerar profunda angústia, fracasso e frustração, ou ainda, por si só, revelar um medo que se sente ao se ver só.
Ser abandonado do nada, sem mais explicações, pode ser traumático para quem se entrega a alguém. O término de um relacionamento, se articulado de forma zelosa pelo par, pode ser um evento a ser superado com mais leveza. Isso pode acontecer quando o relacionamento não dá certo ou não for mais o desejo de uma das partes. Mas o abandono, quando uma das partes simplesmente desiste do relacionamento sem expor motivos, pode ser uma situação muito dura.
Afinal, o que pode estar por trás de uma ruptura assim, em que uma das partes simplesmente abandona o outro, ou a si mesmo, à própria sorte?
É preciso refletir de forma empática sobre a posição de quem provocou o abandono, pois estamos falando de uma situação que não há uma forma específica de acontecer. Quem abandona pode estar vivendo uma situação de extrema angústia e sofrimento ao fazer isso.
5 possíveis causas do abandono:
1ª. A pessoa que abandona pode estar se sentindo insegura quanto aos sentimentos do outro, e na dúvida ou receio de não ser correspondida, prefere terminar antes de ser abandonada.
2ª. Sentir que o relacionamento evolui e se intensifica rapidamente, de uma forma que não se esperava… assusta a tal ponto que, ao se deparar com seus sentimentos intensos de apaixonamento, não sabe como lidar com eles e prefere assim abandonar o par.
3ª. O indivíduo que não se conhece profundamente em seus sentimentos, ao vivê-los intensamente, fica temeroso de se tornar dependente do outro. Dessa forma se apavora e prefere abandonar a relação.
4ª. Certas pessoas preferem se relacionar na superficialidade sem grande envolvimento, e quando observa que isso pode acontecer, opta por abandonar e partir para outro relacionamento.
5ª. A pessoa tem receio do que irá provocar emocionalmente na vida do outro ao terminar a relação, não consegue enfrentar problemas, diferenças do casal, vive um relacionamento aquém do que deseja e prefere simplesmente sumir.
Enfim, há um sem-número de situações aflitivas que envolvem o tema abandono. Ninguém gosta de ser abandonado, pois associa isso à rejeição à dor, angústia, mágoa… Por isso, sempre devemos ser cuidadosos em não produzir uma situação de abandono. Ame, viva e transborde em felicidade!